TRE-AM confirma elegibilidade de Adail Pinheiro para Prefeitura de Coari após debate acalorado e insultos na corte
Manaus/AM – Em decisão finalizada nesta quinta-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) validou a elegibilidade de Adail Pinheiro (Republicanos) para assumir a Prefeitura de Coari em 2025. O político, eleito com 51,12% dos votos válidos, teve sua candidatura contestada por ex-adversários, mas a corte confirmou sua aptidão após intenso julgamento marcado por tensões.
O processo foi iniciado após os ex-candidatos Harben Avelar e Raione Cabral alegarem que Adail estaria inelegível devido a condenações judiciais passadas. No entanto, o relator do caso, juiz Cássio Borges, ressaltou que o período de inelegibilidade de Adail havia expirado em agosto de 2023, tornando-o apto para as eleições municipais.
O julgamento, iniciado em 14 de outubro, ganhou novos desdobramentos na terça-feira (19), quando a juíza Maria Elisa, após pedir vistas, se manifestou contra a elegibilidade de Adail. O juiz Marcelo Vieira também votou pela inelegibilidade. Entretanto, o vice-presidente do TRE, Airton Gentil, e os juízes Fabrício Marques e Giselle Facone Medina acompanharam o voto do relator, formando a maioria necessária para validar a candidatura de Adail com um placar de 4 a 2.
O clima na corte, já carregado, se tornou ainda mais tenso quando um advogado presente na sessão insultou a corte, incluindo o juiz que presidia os trabalhos. Diante da gravidade da situação, o presidente do TRE-AM ordenou a prisão do profissional, interrompendo brevemente os trabalhos.
Com a confirmação do tribunal, Adail Pinheiro está apto a assumir a Prefeitura de Coari a partir de janeiro de 2025. A cerimônia de posse está marcada para 13 de dezembro de 2024.
Nenhum comentário