07/12/2019

Mais de 6 mil novos condutores foram habilitados pelo Detran até março

No primeiro trimestre deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) habilitou mais de 6 mil novos motoristas no estado. No período, o órgão de trânsito adotou diversas medidas para facilitar a vida de quem busca a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e aumentar a segurança do processo, com destaque para a implantação da identificação biométrica, que foi reforçada na capital e chegou a municípios da Região Metropolitana.

O Amazonas possui 729.367 condutores habilitados, quase 90% deles na capital, que concentra 641.109 habilitados.

Desde outubro de 2018, o processo para retirada da CNH pode ser iniciado em uma das mais de 40 autoescolas da capital que foram cadastradas para realizar este serviço pelo Detran-AM. Elas também serão responsáveis pela entrega da CNH aos habilitados. Além disso, também é possível que os motoristas peçam mudança de categoria da CNH.

Além de aumentar a segurança do processo de habilitação, o órgão estadual de trânsito inovou em outras áreas. Em fevereiro, lançou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV-e). A versão eletrônica do CRLV está disponível no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, juntamente com a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH Digital).

Ainda nos três primeiros meses deste ano, a autoridade de Trânsito credenciou mais uma empresa para realizar vistoria veicular em Manaus, com o intuito de agilizar o processo de emissão de novos documentos para veículos, segunda via de CRV, segunda via de CRLV, entre outros serviços que demandam vistoria veicular. O Centro de Analises Técnicas e Equipamentos (Cevam) está situado na Compensa, zona oeste de Manaus. Outras duas empresas que disponibilizam os serviços são Visnorte, no bairro Armando Mendes, zona leste; e Manaus Vistoria, no Distrito Industrial, zona sul.

Atendimento – De janeiro a março deste ano, o Detran-AM realizou 288.828 atendimentos de diversos serviços, na capital e no interior do estado. Além da sede, situada no bairro Parque Dez de Novembro, o Detran-AM possui Postos de Atendimento Descentralizados (PADs) na capital e em 26 municípios do interior.

Cursos de capacitação para servidores – Nos dias 4 e 11 de fevereiro, o Detran-AM promoveu a primeira fase da formação e atualização de agentes de trânsito. A capacitação se estendeu até o final de abril, dividida em teoria e prática, e reuniu aproximadamente 60 servidores. O curso faz parte da política de qualificação proposta pela atual gestão da autarquia, seguindo determinação do governador Wilson Lima, com o intuito de melhorar o atendimento aos condutores.

Em fevereiro, 28 novos examinadores foram capacitados e se habilitaram a realizar os exames práticos de direção veicular. Nove já estão atuando na área. Com o aumento destes novos examinadores, que são responsáveis por acompanhar os candidatos no exame de direção, o tempo de agendamento dos exames foi reduzido. O ultimo curso de capacitação para novos examinadores ocorreu em 2014.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *