15/09/2024

Defesa utiliza humor para evitar cassação de Adail Filho em ação no TRE/AM

         

Na tarde desta terça-feira (23), o deputado federal Adail Filho enfrentou três ações de investigação judicial eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM). Todas buscavam a cassação do mandato conquistado nas eleições de 2022. As denúncias envolviam gastos irregulares na pré-campanha, incluindo dezenas de voos fretados e o uso de servidores públicos da prefeitura de Coari na segurança particular do então pré-candidato, entre outras supostas irregularidades.

No entanto, a defesa do deputado, representada pelo advogado Marco Aurélio Choy, adotou uma abordagem bem-humorada para desmontar as acusações. Mesmo diante da gravidade das denúncias, a defesa argumentou que a evidência era frágil, ressaltando que “simples prints do Instagram não comprovam gastos com aluguel de aeronaves. Eu mesmo postei agora uma foto em Copacabana e, no entanto, estou aqui fazendo essa sustentação oral”, disse o advogado em tom irônico.

Veja trecho:

No voto da relatora da ação, a desembargadora Carla Reis, comprovou o que a defesa já alertava. Apesar de haver inúmeras fotos do pré-candidato em mais de 30 municípios do Amazonas, durante o período pré-eleitoral, tais postagens não serviriam como comprovação de ato ilegal. “A mera apresentação de links do candidato nas municipalidades é inadmissível como prova de que teria chegado mediante ao uso de aeronave. Já há jurisprudência no TSE, que estabelece a necessidade de um robusto arcabouço probatório para a caracterização de abuso de poder econômico”, frisou a desembargadora em seu voto.

Após o voto, a corte seguiu o entendimento da relatora pela improcedência dos pedidos formulados nas ações, deixando intacto o mandato do deputado federal pelo Amazonas.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página