17/06/2024

Simpósio apoiado pelo Governo do Amazonas debate sobre a Zoologia da Amazônia

         

O evento científico, amparado pela Fapeam, ocorre de 21 a 24/11, em Manaus

Inicia-se na próxima terça-feira (21/11), das 8h às 18h, o “II Simpósio de Zoologia da Amazônia: Diversidade Animal & Você”. O evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), segue até sexta-feira (24/11), no Auditório Samaúma, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 005/2023, a segunda edição do simpósio visa debater acerca dos impactos da atividade humana sobre a diversidade animal e como compartilhar o conhecimento científico com a sociedade.

A coordenadora do evento e doutora em ecologia, evolução e sistemática, Cintia Cornelius Frische, da Ufam, afirma que o Simpósio é uma atividade nacional e sua expectativa é de que seja um espaço de compartilhamento de conhecimento sobre a diversidade animal, especialmente a biodiversidade amazônica.

“Um momento muito importante de discussão e debates sobre temas, que são altamente relevantes atualmente, como: mudanças climáticas, biodiversidade urbana, manejo de fauna de base comunitária e divulgação cientifica”, disse.

As temáticas vão desde os efeitos das mudanças climáticas e da urbanização sobre a diversidade animal, até o manejo da fauna de base comunitária e os desafios e ferramentas para divulgação do conhecimento científico neste contexto de impactos antrópicos.

O público-alvo são estudantes de cursos de graduação, de pós-graduação, docentes e pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa. A estimativa de participação é de cerca de 200 inscritos no evento.

A programação conta com mesas-redondas, palestras, homenagens, apresentações de trabalho, minicursos e oficinas. Saiba mais sobre a programação em: https://www.even3.com.br/iisimpzooam2023/

Além do apoio da Fapeam, o simpósio é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia, da Ufam, e conta com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Eventos Científicos

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Agenda CT&I

Confira a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I, que está disponível em: https://tinyurl.com/3ezvf6j7

 

Fonte: Fapeam

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *