29/04/2024

Wilson Lima Enfrenta Dilema no TCE, Após Desentendimento Entre Conselheiros

         

O Governador Wilson Lima (União Brasil) enfrentará uma decisão delicada nos próximos dias e independentemente da opção escolhida, o desgaste é iminente. Ele vai decidir se sanciona, ou seja, se valida um projeto de lei recém-aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas, que modifica as regras para as eleições no Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM), alterando o destino do atual presidente da casa, o conselheiro Érico Desterro, que dava como certa sua posse na Escola de Contas do TCE. No entanto, se escolher vetar o PL, desagradará aos idealizadores dessa lei, entre eles o relator direto das contas de Wilson em 2023 no tribunal, conselheiro Josué Neto, que já demonstrou em embates anteriores não gostar de ser contrariado.

O portal FM apurou que Wilson Lima e Érico Desterro terão uma conversa na segunda-feira (25) para discutir o ocorrido, já que o projeto de lei foi aprovado em regime de urgência na Aleam sem que o presidente do TCE tivesse tomado conhecimento. Érico está fora do país em compromisso profissional e retorna neste domingo (24). Ele afirmou ter sido surpreendido pela decisão de mudar as regras da eleição sem ter sido consultado.

Confusão Anterior

O desentendimento entre o presidente Érico e o conselheiro Josué ganhou mais visibilidade durante uma decisão recente envolvendo o projeto #Sou Manaus da prefeitura de Manaus. Naquela ocasião, Josué Neto ordenou a suspensão da venda de ingressos. Porém, o presidente, utilizando-se de um artifício não muito usual, mas previsto no regimento, ignorou a decisão do colega e determinou a retomada das vendas, aprofundando o embate.

O Movimento

A iniciativa para alterar as regras das eleições no TCE/AM partiu de quatro conselheiros: Júlio Pinheiro, Yara Lins, Josué Cláudio e Luis Fabian. Os dois últimos foram nomeados pelo Governador. Outro detalhe é que as mudanças tramitaram na Assembleia, cujo presidente é o deputado Roberto Cidade, do mesmo partido e amigo de Wilson Lima.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *