19/04/2025

Vereador erra o tom ao defender suco com bolacha na merenda escolar. ”Merenda é merenda”

         

Nesta semana, o vereador professor Samuel, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, errou o tom em seu discurso ao declarar que “merenda é merenda e não almoço. Se colocar na merenda um monte de proteína, a criança chega em casa e nem almoça”. A fala, que causou grande repercussão, foi duramente criticada, especialmente diante da realidade de que, para muitas crianças, a merenda escolar é a única refeição do dia.

Segundo um estudo realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no Brasil, até 20% dos estudantes dependem exclusivamente da alimentação fornecida pela escola para obter sua nutrição diária. Esta informação sublinha a importância de uma merenda escolar nutritiva e completa, essencial para o desempenho escolar e o desenvolvimento físico dos alunos.

Embora a discussão sobre a qualidade da merenda escolar tenha ganhado destaque devido à proximidade do período eleitoral, é lamentável que temas tão importantes sejam tratados sem aprofundamento ainda mais por um vereador que veio da sala de aula. A alimentação escolar deve ser encarada com seriedade e responsabilidade, visando sempre o bem-estar e o futuro das crianças.

Proteína no Cardápio da Semed

Em resposta ao questionamento do site, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que os estudantes do ensino fundamental recebem cinco refeições semanais, sendo três salgadas (que incluem proteínas como carne, frango e peixe) e duas doces (que podem incluir suco com biscoito, além de alimentos da agricultura familiar, como banana, macaxeira, cará, batata doce, açaí, entre outros). Segundo a Semed, todo o cardápio das escolas é elaborado por nutricionistas, e os gestores são obrigados a postar diariamente, em um grupo da secretaria, fotos das refeições, visando à fiscalização da qualidade da merenda. Nas unidades de tempo integral do município, as crianças chegam a fazer quatro refeições diárias. Atualmente, há 253 mil alunos em 514 escolas do município de Manaus.

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você não pode copiar conteúdo desta página

    Fatos Marcantes
    Visão Geral de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.