21/05/2024

Projeto de lei põe em risco o sauim-de-coleira em Manaus, afirma ecologista

         

Continua repercutindo a polêmica em torno da aprovação de um projeto de lei que representa um grave risco para a sobrevivência do sauim-de-coleira em Manaus. O projeto, de autoria do vereador Diego Afonso, do partido União Brasil, propõe a modificação da demarcação de uma importante Área de Proteção Ambiental, abrindo caminho para a construção de um posto de combustíveis. Apesar da justificativa do vereador de que a medida traria benefícios econômicos, ambientalistas destacam os perigos que isso acarreta para espécies ameaçadas, como o sauim-de-coleira.

As advertências sobre a gravidade dessa aprovação não foram ignoradas pelos parlamentares. O presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, Willian Alemão, identificou 12 inconsistências e irregularidades no projeto. No entanto, apesar das preocupações levantadas, o projeto de lei foi aprovado e agora está nas mãos do prefeito David Almeida, que deve decidir se sanciona ou não a proposta. Caberá ao Executivo municipal avaliar se concorda verdadeiramente com essa lei e tomar medidas para sua implementação.

Especialistas em ecologia, como Carlos Durigan, mestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, estão alertando para os perigos da aprovação de projetos de lei que sacrificam áreas de proteção ambiental em prol de empreendimentos econômicos. Segundo Durigan, tais medidas representam uma ameaça direta para espécies como o sauim-de-coleira, que já está em risco de extinção. Ele ressalta que essa aprovação é uma afronta à sociedade, enfatizando que essas áreas deveriam ser recuperadas e protegidas, não colocadas em perigo por projetos dessa natureza. Afinal, essa área é o habitat do sauim-de-coleira, uma espécie valiosa e frágil da fauna local.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *