05/05/2024

Pix foi um dos meios de pagamento mais usados em 2023 no Brasil.

         

Dados da Febraban indicam que as transações do Pix realizadas pelos usuários superam as transações combinadas de outros meios de pagamento.

O Pix é um dos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros. Em 2023, houve cerca de 42 bilhões de transações, representando um aumento de 75% em relação ao ano de 2022.

De acordo com os dados divulgados pelo Banco Central e a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços, um levantamento realizado pela Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) indica que as transações superam o cartão de crédito, débito, boleto, TED, DOC, cheques e TEC. Juntas, somam cerca de 39,4 bilhões de transações.

O Pix está em funcionamento desde novembro de 2020 e já ultrapassou as transações feitas com outros tipos de pagamentos em um mês de uso, superando o DOC. Os meios de pagamento mais usados foram o cartão de crédito, com 17,8 bilhões de transações; o cartão de débito, com 16,3 bilhões; boleto, com 4,2 bilhões; e o TED, com 892 milhões.

Em nota divulgada no site oficial da instituição, o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, avaliou e informou que o Pix é uma importante oportunidade para o país reduzir a necessidade do uso do dinheiro em espécie. ‘Desde o seu lançamento, o Pix tem se mostrado uma importante oportunidade para o Brasil reduzir a necessidade do uso de dinheiro em espécie em transações comerciais e também se tornou uma importante ferramenta para impulsionar a bancarização no país’, afirmou o diretor-adjunto.

 

 

Fonte: Febraban

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *