16/07/2024

Operação Virtude: Palestras, rodas de conversa e apresentações teatrais estão na programação da FUnATI

         

Fundação irá realizar ações de conscientização de combate à violência contra a pessoa idosa em todas as zonas da capital

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) preparou uma programação especial para os meses de junho e julho, no âmbito da Operação Virtude, de combate à violência contra a pessoa idosa. A programação de conscientização inclui palestras nas escolas da rede pública da capital, rodas de conversa e apresentações teatrais.

De acordo com o reitor da FUnATI, o médico Euler Ribeiro, as palestras de conscientização nas escolas têm como objetivo alertar sobre a violência contra a pessoa idosa desde a infância e adolescência.

“É muito importante que nós sejamos agentes multiplicadores de informações. Muitas vezes a violência ocorre dentro da própria família e é necessário que esses alunos estejam atentos para os sinais, por isso essa ação nas escolas é de extrema importância”, afirma o gestor.

A programação da FUnATI inclui, ainda, uma apresentação teatral das montagens “Espelho” e “Vovó Alicerce da Vida”, no dia 20 de junho, no Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, bairro Centro. O espetáculo é apresentado pelo grupo de Teatro Renascer Izael Tavares e aborda temas como: maus tratos contra a pessoa idosa, invisibilidade e violência intrafamiliar.

Operação nacional

A Operação Virtude é uma operação nacional integrada, de combate aos crimes contra a pessoa idosa com ações de: prevenção, repressão aos crimes, conscientização e atendimento às vítimas, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No Amazonas, a ação tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), com o apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Polícia Militar (PMAM), com demais secretarias do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, entidades e órgãos parceiros.

As denúncias de crimes contra a pessoa idosa podem ser feitas por meio do Disque 100, disque 181, na sede da DECCI. Além disso, Boletins de Ocorrência (BO’s) podem ser registrados em qualquer unidade da Polícia Civil, seja em Manaus ou nas delegacias dos demais 61 municípios do Amazonas.

Programação:

Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro
11/06 – Blitz sobre a violência contra a pessoa idosa
24/06 – Conversando sobre a violência no contexto da sexualidade na terceira idade

Palestras nas escolas
12/06 – Escola Municipal Cândido Honório/ Rua Abílio Alencar, 371 – Alvorada.
18/06 – Escola Municipal João Alberto Menezes Braga/ Rua A, s/n – Vale do Sinai – Cidade Nova.
05/07 – Escola Municipal Leonor Uchôa/ Rua Xiborena, s/n – São José I
09/07 – Escola Municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo/ Rua Walter Rayol, s/n – Presidente Vargas (Matinha).

Grupo de Teatro Renascer Izael Tavares
20/06 – Espelho e Vovó Alicerce da Vida, 17h30, Teatro Gebes Medeiros, avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro.

 

Fonte: Funati

Foto: Divulgação

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *