22/06/2024

Workshop apoiado pelo Governo debate sobre conexão entre conhecimento científico e tradicional

         

Com amparo da Fapeam, o evento acontecerá em Presidente Figueiredo

A conexão entre o conhecimento científico e tradicional é o tema central do 2º Workshop (Com) Ciência Cidadã no Amazonas que será realizado de 12 a 14 de junho, no Núcleo de Ensino Superior da Universidade do Estado Amazonas (UEA) em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus).

O evento apoiado pelo Governo por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), visa promover a articulação da universidade com a sociedade para uma construção colaborativa sobre os valores culturais, geológicos, biológicos e históricos do município.

O Workshop tem como público-alvo pesquisadores e gestores de instituições de ensino e pesquisa, alunos, professores, sociedade civil, instituições de base local e comunitária, organizações governamentais e não governamentais. Os interessados em participar podem realizar inscrição até o dia 12 de junho por meio do site https://www.even3.com.br/iiworkshopcomcienciacidada/.

A programação conta com a apresentação de trabalhos de pesquisa e estudos de caso, oficinas educacionais, apresentação de projetos, em forma de resumos, seguida da consolidação das atividades via ação “Café com Atores”.

Coordenado pela pesquisadora do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Solange dos Santos da Costa, a iniciativa busca fortalecer laços, construir pontes e compartilhar experiências entre a universidade e a comunidade local, por meio da aprendizagem e ensinamento sobre geociências, biodiversidade, história, cultura e educação.

“Este evento visa fortalecer a conexão entre a universidade e a sociedade, por meio de palestras, oficinas educacionais e diálogos participativos, abordando temas como geoturismo, geodiversidade e sustentabilidade”, afirma Solange.

Parev

O 2º Workshop (Com) Ciência Cidadã no Amazonas recebe fomento da Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

O Parev fomenta a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, sediados no estado do Amazonas, relacionados à ciência, tecnologia e inovação, e visa divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

“O financiamento foi realizado pela Fapeam sem o qual seria impossível promover as geociências e a geoconservação. O evento surgiu como uma estratégia de popularizar as ciências geocientíficas e fomentar práticas de conservação, integrando saberes científicos e tradicionais no Amazonas”, destacou a coordenadora do evento.

Parceria

Além do apoio da Fapeam, participam do evento a UEA, Ufam, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Prefeitura de Presidente Figueiredo.

Eventos científicos da Fapeam

A Fapeam disponibiliza uma agenda de eventos científicos realizados no Amazonas, referente ao primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, que pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/

Confira a programação completa em: https://www.even3.com.br/iiworkshopcomcienciacidada/.

 

Fonte: Fapeam

Foto: Divulgação  

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *