04/05/2024

Ministro amazonense Mauro Campbell Marques é nomeado novo corregedor Nacional de Justiça

         

Na manhã desta terça-feira (21), o ministro Mauro Campbell Marques foi designado como novo corregedor Nacional de Justiça. Ele assumirá o cargo em agosto, após o término do mandato do ministro Luis Felipe Salomão no CNJ.

 

A indicação será submetida à análise do Senado Federal, e a nomeação ficará a cargo do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva.

Na mesma sessão ocorreu a eleição para a presidência da Corte. Os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão foram eleitos como presidente e vice-presidente. Na mesma ocasião ocorreu a eleição do novo corregedor.

Sobre o ministro
Mauro Campbell Marques é natural de Manaus, formado em Direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett (Unibennett). Atualmente, desempenha o cargo de diretor-geral na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), e faz parte da Corte Especial, da 1ª Seção e da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O ministro tem uma trajetória diversificada, atuou como professor, advogado e ocupou cargos como secretário de Estado de Justiça, Segurança Pública e Controle Interno e Ética e Transparência no Amazonas. Antes de ingressar no STJ, ele trabalhou como membro do Ministério Público por 21 anos, foi eleito chefe da instituição em seu Estado por três mandatos consecutivos, sendo eleito pelos seus pares.

Com uma grande experiência na gestão pública, contribuiu com a sua atuação na 1ª Seção, especialmente nas áreas de Direito Administrativo sancionador e do Direito Financeiro, Tributário e Previdenciário, onde costuma produzir pontos importantes para estabelecer precedentes importantes na jurisprudência nacional.

 

Fonte: Fatos Marcantes

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *