25/05/2024

Lula chora com discurso de reitor durante evento de inauguração em Recife

         

O presidente esteve na cerimônia que inaugurou o campus Paulista do instituto pernambucano e chorou com o relato de José Carlos de Sá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhou nesta quarta-feira (7/6) a inauguração do campus Paulista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Recife. Durante a cerimônia, o chefe do Executivo se emocionou ao ouvir o discurso do reitor José Carlos de Sá, que exaltou a educação técnica do estado.

No evento, o reitor do IFPE agradeceu a presença de Lula e por, em 2008, no primeiro mandato como presidente, ele ter assinado a Lei 11.892, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e foi nesse momento que o mandatário começou a se chorar. “A criação dessa rede foi uma das maiores revoluções feitas na educação desse país e é sua obra, sua autoria, presidente”, disse José Carlos de Sá.

Comovido com as palavras do reitor, Lula ficou ainda mais emocionado quando José Carlos de Sá mencionou a história das irmãs de Caetés, município de Pernambuco, onde três meninas entraram para a rede de ensino técnico. “Há dois meses eu estive em uma formatura em Garanhuns, sua terra, presidente, e eu conheci uma menina chamada Cíntia. Essa menina está no décimo período de Engenharia Elétrica. Ela é filha de uma família pobre, que mora numa pequena casa no município de Caetés com mais três irmãos”, contou de Sá.

“Cíntia está concluindo o curso de Engenharia Elétrica, a irmã dela está no sétimo período de Engenharia Elétrica, também no IFPE campus Garanhuns. A outra irmã dela faz o ensino técnico integrado ao Ensino Médio e o irmão dela faz o curso subsequente de Eletroeletrônica no campus Garanhuns. Eu vim aqui para te dizer, presidente, que a sua obra, a Rede Federal de Educação Científica Tecnológica, permite que as meninas de Caetés agora cursem Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Pernambuco”, detalhou o reitor.

Assista:

Após o discurso do reitor do IFPE, Lula falou aos presentes e motivou os estudantes. “Se um dia estiverem desanimados porque não acreditam no prefeito, no vereador, no deputado, no governador, no presidente, na política, em ninguém, acreditem em vocês. O país que a gente quer construir está dentro de vocês”, ressaltou.

Seguindo os relatos emocionados, Lula lembrou ter sido o primeiro dos oito irmãos a terminar o primário, ter um curso técnico e ganhar um salário maior que o mínimo. “A gente tem que estudar para ter um rumo na vida, essa é a maior herança que os pais podem deixar para os filhos. Eu lembro do orgulho da minha mãe ao me levar para o curso técnico. E foi por causa desse curso que eu me virei presidente da república”, declarou.

Veja a íntegra do discurso de Lula na inauguração do campus Paulista:

 

Fonte: Correio Brazileinse

Foto: Divulgação

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *