Escola de Saúde Pública da Semsa participa de encontro nacional de escolas de saúde pública em Salvador

A Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde (Esap Semsa), participa da Oficina Nacional das Escolas Municipais de Saúde Pública da RedEscola, que acontece em Salvador (BA), nesta segunda e terça-feira, 11 e 12/8. O encontro busca mobilizar instituições formadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país e fortalecer sua atuação no campo da formação e da educação permanente em saúde.
A diretora da Esap Manaus, Karina Cerquinho, explica que o encontro organizado pela RedEscola visa robustecer as instituições que atuam na formação, pesquisa e extensão em saúde pública nos municípios.
“As escolas municipais têm uma característica importante, que é a maior proximidade dos serviços ofertados na rede de saúde. A proposta do evento é fortalecer essas instituições, promovendo parcerias, troca de experiências e apoio mútuo”, assinala a diretora.
Durante o encontro, Karina irá integrar a roda “Residências em saúde: estrutura, estratégias de provimento e fixação”, na tarde da terça-feira, 12/8. Ela participará ao lado de Fernanda Capistrano, da Escola Municipal de Saúde Pública de São José dos Pinhais (ESP/SJP), do Paraná
Ela explica que o tema foi escolhido a partir de um diagnóstico do perfil e potencialidades das instituições integrantes da RedEscola, como parte do processo coletivo e colaborativo para a construção da oficina nacional. “Esse levantamento identificou os programas de residência da Esap Manaus como referência, a partir disso vamos compartilhar mais informações sobre nossos programas de pós-graduação nessa roda, para contribuir com outras escolas”, relata.
A diretora da Esap pontua ainda a participação da instituição formadora da Semsa Manaus no Comitê de Organização da oficina nacional, que atuou na definição dos eixos temáticos, metodologia e estrutura da programação. “Também fazemos parte do Grupo de Condução da RedEscola, que atua como um comitê executivo, realizando ações inerentes à rede e desenvolvendo atividades para todo o Brasil”, disse.
Programação
A programação da Oficina Nacional das Escolas Municipais de Saúde Pública da RedEscola inclui uma mesa de abertura com enfoque na educação permanente e na articulação interfederativa, e seis rodas de conversa temáticas abordando tópicos como governança institucional, residências em saúde, gestão pedagógica e articulação ensino-serviço-comunidade, entre outros.
A agenda abrange ainda atividades em plataforma colaborativa para sistematização de proposições e recomendações a partir dos debates promovidos no encontro, e a mostra “Territórios de Saberes”, que vai reunir experiências institucionais em formatos impressos, digitais e audiovisuais, ampliando os espaços de troca entre as escolas da rede.
Fonte: Semsa
Foto: Divulgação




Nenhum comentário