26/05/2024

Dra. Mayara lança campanha para arrecadar tampinhas e ajudar mulheres mastectomizadas

         

Fruto de uma parceria entre a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) e setor de sustentabilidade da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), a campanha Tampinha Legal foi lançada na manhã desta quarta-feira (7). A iniciativa tem como objetivo a arrecadação de tampinhas de garrafa pet que serão doadas ao Gamma (Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia).

Para Dra. Mayara, a campanha é um apoio importante para as mulheres mastectomizadas no Amazonas.

“Essa ação que começa hoje tem o intuito de doar todas as tampinhas arrecadadas na Assembleia, por meio dos gabinetes de toda a Casa Legislativa, para o Gamma. Arrecadamos as tampinhas e entregamos para a ONG e os valores são revertidos em cestas básicas, medicamentos e produtos de higiene para assistir as mulheres do grupo. Se cada um fizer um pouco, poderemos alcançar centenas de mulheres amazonenses”, justificou a deputada.

A Presidente-fundadora do GAMMA, Oriona Maria Ferreira Ohse, agradeceu pelo apoio recebido em nome das mulheres atendidas pela ONG no estado.

“Estamos felizes, pois as doações serão transformadas em produtos para as mulheres atendidas pelo GAMMA e quero agradecer a deputada Dra. Mayara por abraçar essa causa que começou em 2021 e hoje, beneficia muitas mulheres que passam pelo tratamento de câncer”, agradeceu Oriona.

O projeto tem o apoio da empresa Amazon Limpa, que trabalha com a produção de produtos com material reciclado há mais de 30 anos. Para o proprietário da empresa, Mário Jonas Taumaturgo, o caráter permanente da campanha é um grande diferencial.

“Essa iniciativa é muito interessante pelo fato de ser permanente e não somente pelo dia do meio ambiente. Quero parabenizar a deputada Dra. Mayara e todos os funcionários. Valorizamos e apoiamos projetos assim, porque além do material de boa qualidade, que é bem vindo, porque fabricamos vassouras, pá de lixo e outros produtos, tem uma ação social envolvida”, afirmou o empresário.

Outra parceria importante é a da Mesa Pan-americana de Mulheres, uma ONG internacional, que por meio do comitê ambiental, fortalece a campanha. De acordo com Fabiana Pacífico Seabra, Diretora-Presidente da Mesa, o projeto se destaca pelo fato de trabalhar a conscientização, a sustentabilidade e ajudar outras pessoas.

“Ser abraçada pela Casa, pela deputada, nesse projeto é de extrema importância. Reaproveitar esse material que vai ser descartado, trazendo prejuízo ao meio ambiente, poluindo os rios e causando alagações nas ruas em dias de chuva trabalha a conscientização e a sustentabilidade. Além disso, o projeto se destaca pelo retorno financeiro, sendo uma ação que beneficia outras pessoas”, disse Fabiana.

A Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas foi representada por Israel Dourado, assessor técnico do núcleo de educação ambiental, a iniciativa faz a diferença na redução da produção de lixo no Amazonas.

“Hoje, o aterro sanitário está sobrecarregado de lixo e precisamos reduzir o impacto que isso causa ao meio ambiente. Uma tampinha dessa, demora mais de 100 anos para se decompor, então, é importante evitar que ela chegue ao aterro. Parabenizamos a Dra. Mayara pela iniciativa e olhar ambiental e social”, explicou Israel.

Na oportunidade, foram distribuídos recipientes reciclados, para que os funcionários façam a coleta diária no próprio setor de trabalho. A ideia é multiplicar a participação, inclusive para que as famílias dos servidores também façam parte da campanha, recolhendo as tampinhas no fim de semana.

“A participação de todos é fundamental e porque não levamos a ideia para nossas casas, envolvermos a família e até os amigos? Se considerarmos que uma tampinha plástica demora cerca de 450 anos para se decompor vemos como a destinação correta para esse plástico é essencial. Com a campanha estaremos ajudando as mulheres e em contrapartida protegendo o meio ambiente” finalizou Dra. Mayara.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Deputada Mayara Pinheiro

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *