Equipamentos avaliados em mais de R$ 30 mil, foram furtados do IBAMA durante tumulto.
Policiais do 4o Batalhão de Polícia Militar (BPM), do Município de Humaitá, distante 590 quilômetros em linha reta de Manaus, recuperaram na madrugada deste domingo, 31 motosserras, 100 correntes para motosserra, entre outros objetos avaliados em mais de R$ 30 mil, furtados durante tumulto na última sexta-feira,27, no município.
Dois homens foram presos até o momento. Wandenildo Magalhães de 25 anos e Matheus Eduardo P. Coutinho de 21 anos. Acuados pela polícia, eles acabaram confessando que furtaram o material e tinham a intensão de vende-los.
Veja o vídeo:
Governo Adota Medidas
O governador Amazonino Mendes determinou na manhã do sábado, 28/10, o deslocamento de equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Casa Militar e Defesa Civil para o município de Humaitá, onde ocorreu um conflito entre garimpeiros e agentes de órgãos federais na sexta-feira. A comitiva, que seguiu viagem no fim da manhã, vai trabalhar na assistência às famílias desabrigadas com o incêndio de balsas e no levantamento de informações sobre o ocorrido.
Segundo o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, a situação na cidade está controlada pela Polícia Militar desde a noite de ontem. Saraiva se reuniu pela manhã com o governador para tratar do assunto. “A investigação está em curso para que possamos entregar um relatório minucioso ao governador sobre os responsáveis por esse evento entristecedor, violentíssimo, para que o governo tome as providências adequadas”, afirmou Saraiva.
Informações preliminares obtidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), após uma ação de fiscalização, funcionários de órgãos federais atearam fogo em balsas que também serviam de local de moradia para os trabalhadores do garimpo. Ainda não há informações sobre o número de desabrigados.
“A ação do batalhão de Humaitá foi providencial e firme com relação ao tumulto que tomou conta da cidade. Uma situação muito tensa e que será investigada a fundo. O governador Amazonino determinou a ida de uma equipe para Humaitá para fazer um levantamento e para que o estado, unido à prefeitura, recupere rapidamente a assistência às famílias afetadas”, acrescentou o vice-governador.
De acordo com o Comando-Geral da Polícia Militar do Amazonas, não houve registro de pessoas feridas com as ocorrências. Apenas danos materiais.
Nenhum comentário