21/05/2022

Descontos no IPVA devem dobrar EM 2022 no AM

Reprodução internet

O desconto do Impostos Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) concedido pelo governo do Amazonas, deve ficar entre 15% e 20% em 2022. A informação foi confirmada pelo secretário de fazenda, Alex Del Giglio, nesta terça-feira (01). Atualmente, Os contribuintes que antecipam o pagamento tem direito a descontos que variam de 5 a 10% sobre o valor principal. A equipe técnica da Sefaz está finalizando estudos para fechar o percentual exato e o governador Wilson Lima vai anunciar o resultado nos próximos dias.

O governador determinou a redução do valor do IPVA, durante evento de entrega de viaturas na segunda-feira (31). A medida chega num momento no qual esse imposto tem aumento médio de 22,49% em comparação com o ano de 2021. Vale destacar que essa acréscimo ocorreu devido à majoração do mercado automotivo no Brasil, que, com a pandemia, resultou na elevação dos preços tanto de veículos usados, como de veículos novos, conforme nota técnica da própria Sefaz-AM. A explicação é que se o valor do bem aumenta, o valor arrecadado com o imposto também aumenta mesma não havendo variação de alíquota.

No Amazonas, a alíquota do IPVA é de 2% sobre o valor de mercado de veículo até 1000 cilindradas (carros, motos, caminhões) e 3% para veículos acima de 1000 cilindradas. Esse valor é calculado com base na Tabela Fipe, principal aferidor de preços de veículos no país.

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.