28/11/2021

Aprovada lei que muda critérios para acesso na polícia militar do Amazonas

Os 24 deputados estaduais do Amazonas aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira (27) dois projetos de lei encaminhados por mensagem governamental que mudam os critérios para o acesso via concurso na Polícia Militar do Amazonas.

O primeiro deles fixou novo limite de corte para ingresso de praças e oficiais de 28 para 35 anos.

O segundo estabelece em 60 dias o tempo entre a publicação do edital e a realização da primeira prova.

Durante a sessão houve discussão entre parlamentares da base do governo, de oposição e com a presidência da casa por conta de um pedido feito pelo comandante da PM coronel Airton Norte e pelo secretário de segurança Carlos Mansur para retirada do projeto da pauta de votação. Norte e Mansur sugeriram que fossem estabelecidas exigência de nível superior para soldado. Hoje é preciso ter apenas o nível médio.  Já para oficiais, a exigência é apenas nível superior mas o pedido foi aceitar apenas quem tenha curso superior em direito.

 

Isso iria reduzir e muito o curso de formação. No caso dos oficiais por exemplo, aqueles que tem nível superior poderiam fazer o curso de formação em apenas um ano e oito meses. Hoje esse tempo é de quatro anos”, explicou o secretário de segurança.

O PL chegou a ser retirado de pauta, mas voltou para votação no meio da tarde e foi aprovado por unanimidade.

Na mesma sessão os deputados aprovaram o auxílio permanente para 300 mil famílias do amazonas no valor de R$ 150,00.

  

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *