19/04/2024

Polêmica: Rio Preto da Eva no Amazonas, desobriga uso de máscaras em locais abertos

         

O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza, anunciou com orgulho esta semana, que os cidadãos do município amazonese a 78 quilômetros de Manaus, não estão mais obrigado a usar máscaras em locais abertos. Durante LIVE dentro do ganinete, tirou o ítem de proteção e determninou que toda a sua equipe também removesse, esquecendo que estava em anbiente fechado. veja o vídeo.

Outra curiosidade é que a secretária municipal de saúde justifiou a decisão com dados que não batem com as iformações disponibilizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS. Segundo Aila Carla, foram 92% de vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, mas no site da FVS, constam 57%.

 

Nota da FVS

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informa que as prefeituras municipais possuem autonomia para decretos que tenham validade no território do município.

Enquanto Vigilância em Saúde do Amazonas, a FVS-RCP recomenda que o uso de máscara seja mantido por todos a população, mesmo a vacinada contra o novo coronavírus. Ainda não há previsão da recomendação sobre desobrigação do uso de máscara como medida preventiva à Covid-19 no Amazonas.

Depois da adesão à vacinação contra Covid-19, o uso da máscara de proteção respiratória e as demais medidas preventivas ao vírus (manutenção de distanciamento social, higienização das mãos e evitar aglomerações) são fundamentais para evitar o avanço da pandemia no Estado.

A cobertura vacinal de Rio Preto da Eva pode ser verificada no Vacinômetro do Estado que é abastecido com informações das prefeituras municipais, o que inclui o referido município. O painel está disponível no link: https://www.fvs.am.gov.br/indicadorSalaSituacao_view/75/2

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *