19/03/2024

Wilson Lima toma posse como Governador. Veja Entrevista.

         

O governador eleito, Wilson Lima, e o vice-governador eleito, Carlos Almeida, tomaram posse, na tarde desta terça-feira (1º/01), no Teatro Amazonas, Centro, zona sul de Manaus. No discurso de posse, Wilson Lima declarou que inicia a escrita de um novo capítulo na história do Estado Amazonas.

 

“As coisas não acontecem na nossa vida por acaso. Hoje estamos vivendo um momento histórico: as primeiras páginas do novo livro de posse foram escritas hoje, dia 1º de janeiro de 2019. Nós estamos inaugurando um novo livro, um novo momento. Esse momento pertence a vocês, é nosso. Esse é um capítulo que coloca o povo do Amazonas como protagonista e que me coloca como principal instrumento para promover mudanças”, declarou o governador em seu discurso de posse.

 

Wilson Lima é o governador mais votado da história do Amazonas, com 1.033.950 votos obtidos nas urnas na eleição de 2018, o equivalente a 58,50% dos votos válidos.

 

“Com mais de um milhão de votos recebidos,  sinto-me, portanto, forte e encorajado a liderar as mudanças que se fazem urgentes e necessárias para recolocar o Amazonas num nível de crescimento que permita à população não apenas sobreviver, mas viver com qualidade e da maneira digna que merece todo cidadão que paga seus impostos”, destacou Wilson.

 

Durante o evento autoridades locais, entre elas, o Desembargador, João Simões, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), falou sobre a expectativa com os novos governantes.

O governador explicou que após avaliação de sua equipe do atual cenário, leitura e interpretação de números e dados, foram eleitos três eixos para a nova administração: gestão eficiente e responsável; desenvolvimento empreendedor e sustentável; e qualidade de vida dos amazonenses.

 

“Vamos fazer reforma na administração estadual para assegurar eficiência na gestão. Vamos implantar o monitoramento e a avaliação de políticas públicas para garantir que o Estado invista somente naquilo que dê retorno positivo e gere benefícios aos cidadãos”, afirmou o governador.

 

Para Wilson Lima, é imperativo modernizar a economia amazonense, dando especial atenção ao Polo Industrial, mas também desenvolver as potencialidades de outros setores em que o estado tem diferencial competitivo, como o turismo, por exemplo.

 

“Temos que investir em infraestrutura para que a competitividade da economia estadual chegue a um patamar mais elevado. E, sobretudo, vamos priorizar investimentos de impacto que garantam oportunidades iguais a cada cidadão amazonense”, afirmou.

 

Cerimônias – Após a cerimônia de posse no Teatro Amazonas, o governador passou em revista às tropas, também em frente ao teatro, no piso do Largo São Sebastião. Na ocasião, Wilson Lima cumprimentou populares que acompanhavam a cerimônia no local.

 

Depois, o governador empossado seguiu para o Palácio Rio Negro, também no Centro, para a solenidade de transmissão de cargo, com a presença do governador Amazonino Mendes. No local, Wilson Lima também assinou a posse dos secretários de estado da nova administração.

 

Coletiva – Durante entrevista coletiva de imprensa, Wilson Lima falou da formação de seu secretariado e do relatório de transição, com mais de 800 páginas, que será apresentado à imprensa nesta quarta-feira (02/01).

 

“A gente tem trabalhado muito, inclusive no processo de transição, escolhido pessoas capacitadas e comprometidas com esse novo momento para que a gente possa dar essa resposta que tanto se espera”, explicou o governador.

 

Wilson Lima lembrou que a equipe de transição encontrou dificuldades para ter acesso aos números reais do governo e que a situação encontrada é muito mais preocupante do que a equipe imaginava ser.

 

“Nós vivemos um momento muito difícil na história do Amazonas, mas estou muito esperançoso com tudo o que tem acontecido, com a resposta que o cidadão tem dado, a atitude que ele tomou, foi para urna e decidiu pelo novo, que queria iniciar uma nova história. Apesar de haver pessoas que querem justificar a presença da velha política, a maioria da população acredita na nova política”, afirmou o novo governador.

 

Mudança – Entre as novidades anunciadas pelo governador empossado está a mudança da foto oficial do chefe do Executivo Estadual. “Pela primeira vez no Amazonas, a foto do governador nas repartições públicas será substituída por fotos de mulheres e homens, jovens, adultos, idosos e crianças para que possamos lembrar diariamente para quem e na intenção de quem nós todos estamos trabalhando”, destacou.

 

Ele lembrou ainda que irá buscar parcerias tanto com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, quanto com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que também tomou posse nesta terça-feira, em Brasília (DF).

 

Formação – Natural de Santarém, no Pará, Wilson Lima, 42 anos, é formado em Jornalismo pela Universidade Nilton Lins. Casado com Taiana Lima, professora do ensino fundamental na rede pública de Manaus, Wilson é pai de Ugo, 20, e Úrsula, 18, filhos de um relacionamento anterior.

 

Em seu discurso de posse, Wilson Lima se emocionou ao destacar o apoio da sua família nesse processo, assim como do vice-governador, Carlos Almeida, além do deputado Luiz Carlos. Na frente do Teatro Amazonas, o governador quebrou o protocolo e fez uma selfie junto aos colegas da imprensa que acompanharam a cerimônia.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *