12/04/2024

Tadeu de Souza, vice de David Almeida?

         

Por Carlos Santiago

O prefeito David Almeida, nos palanques, anunciando obras da Prefeitura sem a presença do governador Wilson Lima é um sinal de disputa pelo poder que envolve a eleição municipal de 2024, um pleito que pode ser determinante para um acordo eleitoral longo ou para uma ruptura política entre os dois gestores públicos. O desfecho político vai depender muito da postura do prefeito de Manaus para que haja o acordo ou a ruptura eleitoral.

Nas últimas eleições, o governador e o prefeito de Manaus foram aliados. Em 2020, Wilson Lima decidiu retirar uma pré-candidatura do seu partido para disputar a vaga de prefeito. Com essa atitude, ajudou a candidatura de David Almeida, em especial no segundo turno, quando era possível visualizar os correligionários do governador na campanha de Almeida contra o candidato Amazonino Mendes.

Nas eleições de 2022, Wilson Lima formou uma poderosa aliança eleitoral com vários partidos políticos, lideranças sociais e prefeitos do interior, inclusive, com a participação ativa de David Almeida. Porém, o prefeito de Manaus impôs uma condição para apoiar a reeleição de Wilson: indicar o vice-governador. Alguém do seu interesse, uma escolha pessoal, um nome da vontade dele.

O indicado foi Tadeu de Souza, um amigo do prefeito, sem expressão política. Com a escolha de Tadeu, David Almeida mostrou-se centralizador e desprezou outros nomes que contribuíram eleitoralmente com sua eleição, como o secretário Sabá Reis e o vice-prefeito, Marcos Rotta. Ademais, Tadeu faz parte do jogo político para que o prefeito chegue ao governo do Amazonas, nas eleições de 2026. David nunca negou o desejo de retornar ao comando do governo estadual.

Mas há conflitos a serem superados. O grupo político do governador não pretende deixar o comando da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas nas “mãos” dos interesses do prefeito da capital. David reeleito e Tadeu de Souza assumindo o governo, após a renúncia de Wilson Lima para um cargo eletivo em 2026, seria tudo de bom para o prefeito, mas nada favorável ao grupo do governador.

David e Wilson sempre negam publicamente qualquer conflito. Existe até uma foto, de ambos, anunciando que o vice de David nas eleições 2024 seria uma indicação do governador. Talvez, a indicação do vice de David pelo governador do Estado seja uma solução para evitar tais conflitos. Wilson Lima pode indicar Tadeu de Souza para ser o vice-prefeito de David, pois é uma pessoa de muita confiança do prefeito e um amigo dele, ficando o grupo do governo estadual livre para indicar um nome para a eleição de governador.

Pois bem, enquanto o prefeito David Almeida e o governador Wilson Lima não chegam ao acordo político definitivo, o prefeito continua anunciando obras sem a presença do governador, e este último, anda viajando com o deputado federal Amom Mandel, que tem boa preferência popular para disputar a prefeitura da capital. Hoje os eleitores têm uma certeza: Manaus continua a crescer e precisa de um gestor sensível aos problemas sociais, capaz de torná-la melhor aos manauaras e aos seus visitantes.

Sociólogo, Analista Político e Advogado.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *