14/07/2024

Semsa inaugura novas instalações da USF Petrópolis, somando 74 unidades de saúde entregues

         

A Semsa entregou, nesta quarta-feira, 5/6, as novas instalações da Unidade de Saúde da Família (USF) Petrópolis, na zona Sul, que passou por ampla reforma para garantir conforto e segurança aos usuários da rede assistencial da Secretaria . A unidade, de porte 3, foi entregue pelo prefeito David Almeida, oferecendo uma carteira completa de serviços da Atenção Primária, sendo referência para 16 mil moradores do bairro Petrópolis e adjacências.

Com a entrega de mais esta unidade, chega a 74 o número de estabelecimentos de saúde revitalizados, reformados ou construídos na atual gestão, em cumprimento ao plano de obras criado pela prefeitura, com o objetivo de qualificar e ampliar a rede pública municipal de saúde.

O prefeito David Almeida destacou que a atual gestão é a que mais investe em saúde, aumentando a cobertura da Atenção Primária na cidade e melhorando a estrutura do serviço ofertado à população.

“Manaus é a cidade do Norte do Brasil que mais investe em saúde e nós, com essa unidade, chegamos a 74 unidades reformadas, ampliadas, construídas. Com isso, a gente aumenta a qualidade do atendimento à população, melhorando a estrutura para a população e também dando dignidade para os servidores. Manaus sai de 42% da área de abrangência em Atenção Primária em saúde, e hoje nós chegamos a 84%. Nossa meta é alcançar 90%”, declarou o prefeito, que ainda tem mais unidades para entregar até o final do ano.

“Nós possuímos ao menos mais 25 unidades que estão sendo construídas, reformadas e ampliadas que nós vamos entregar até o final deste ano. Portanto, temos muito a comemorar na área da saúde, porém, com a consciência que ainda temos muito a fazer”, completou David Almeida.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, ficou emocionada ao ver a USF Petrópolis revitalizada, pois foi onde iniciou sua carreira como servidora da pasta e tinha conhecimento das necessidades de melhoria na infraestrutura.

“Eu fiquei muito emocionada quando eu entrei nessa unidade e vi a diferença. Há mais de 13 anos essa unidade só era pintada. Ela não foi só reformada, ela foi ampliada para ofertar mais serviços. Hoje a gente tem teste do pezinho aqui, e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite. A gente oferta aqui também a inserção de DIU e consultas de pré-natal e pé diabético”, destacou a secretária.

A diretora da USF Petrópolis, Silvania Aguiar, contou que a unidade está pronta para ofertar atendimentos que supram as necessidades da população. “Essa unidade há anos que só recebia maquiagem e hoje ela foi revitalizada e ampliada. A comunidade pode contar com a nossa equipe da saúde disposta para acolher a população e buscar propostas resolutivas frente às suas necessidades”, disse.

Serviços

Com capacidade para realizar cerca de 13 mil procedimentos por mês, a USF oferece serviços como consultas médicas em clínica geral, ginecologia e pediatria, consultas de enfermagem e odontologia, planejamento reprodutivo, inclusive com a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), pré-natal, imunização, controle e acompanhamento de hipertensão e diabetes, realização de exames e dispensação de medicamentos da farmácia básica, antibióticos e controlados.

Na unidade, também são oferecidas as ações dos programas de Tuberculose e Hanseníase, além do acompanhamento das condicionalidades de saúde dos programas sociais. Entre os exames oferecidos na USF estão o preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites, e teste de gravidez.

Três equipes completas da Estratégia Saúde da Família (ESF) são responsáveis pelo atendimento aos usuários da unidade, que conta com um total de 60 servidores.

A reforma da USF Petrópolis faz parte do conjunto de obras que vêm sendo realizado desde 2021 pela gestão David Almeida, de acordo com o planejamento municipal de melhoria da rede assistencial de saúde.

Das 74 intervenções concluídas até o momento, 51 são revitalizações de unidades de pequeno porte e 23 são obras de médio e grande portes, das quais fazem parte as cinco construções de Unidades de Saúde da Família de porte 4 (USFs Prefeito Frank Abrahim Lima, no Novo Aleixo, e Prefeito Amazonino Mendes, no bairro Lago Azul, ambas na zona Norte; Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste; e a USF Benedito Batista de Almeida, no bairro São Francisco, na zona Sul; e Desembargador Fábio do Couto Vale, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste).

Dando seguimento ao plano, estão em andamento 23 obras, sendo 10 construções de unidades de grande porte. Além dessas, 24 outras obras estão com início previsto ainda para este ano.

 

Fonte: Semsa

Foto: Divulgação

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *