14/07/2024

‘Semana do Regulado’ da Visa Manaus traz orientações sobre comércio de medicamentos controlados para o público da área farmacêutica

         

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, nesta terça-feira, 4/6, a segunda edição da “Semana do Regulado”. O evento, que segue até o dia 7/6, na Universidade Nilton Lins, tem como objetivo orientar os setores de comércio e serviços sobre as boas práticas sanitárias, contribuindo para a saúde e segurança da população.

Nessa edição, a programação está distribuída em quatro dias de atividades, cada um relacionado a uma das gerências da Visa Manaus. No primeiro dia de evento, o tema abordado foi relacionado à Gerência de Vigilância de Medicamentos (Gevmed), e teve como público empresários, representantes de empresas e instituições, profissionais da área farmacêutica que trabalham com medicamentos sujeitos a controle especial.

“Após os resultados positivos da primeira edição da semana, no ano passado, nós preparamos uma programação especial de palestras e rodadas de perguntas para os diferentes públicos idealizados para este ano. Neste evento inaugural, por exemplo, reunimos convidados, incluindo uma representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permitindo que a classe farmacêutica de Manaus tenha a oportunidade de aprender e se atualizar sobre as regulações vigentes na área de medicamentos controlados”, explicou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

Entre os convidados para tratar desse tema estava a gerente de Produtos Controlados da Anvisa, Renata de Morais Souza; o conselheiro pelo Amazonas no Conselho Federal de Farmácia, Jardel Araújo da Silva Inácio; a assessora jurídica do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM,) Dayla Barbosa Pinto; a fiscal farmacêutica do CRF-AM, Daiane Costa Freitas; e as fiscais farmacêuticas da Visa Manaus, Cláudia Moreno e Luciana Don.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou que a “Semana do Regulado” se consolida como um canal importante de diálogo e orientações junto aos agentes da atividade econômica na cidade.

“Trata-se de uma iniciativa extremamente democrática, que além de trazer as necessárias atualizações, permite que esses agentes se façam ouvir, tragam suas demandas, esclareçam suas dúvidas e aprimorem suas práticas. A saúde municipal informa para poder fiscalizar e cobrar; as empresas, devidamente informadas, ampliam as suas medidas de segurança sanitária; e os cidadãos recebem produtos e serviços melhores e mais seguros”, afirmou.

Jackson Alagoas, diretor do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (Devisa), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), afirmou que o evento mostra a evolução do trabalho da Visa Manaus, bem como sua preocupação com as ações de educação dos diferentes públicos.

“Estou há 20 anos na FVS e venho acompanhando o fortalecimento e a diversificação das ações da Visa Manaus, em especial o esforço para levar informação e conhecimento à população, como forma de prevenir equívocos e irregularidades sanitárias. Esse trabalho empodera o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) e impacta positivamente na saúde de todos nós”, concluiu.

Durante o evento também foi feita uma homenagem à ex-servidora Lourdélia Camurça Ferreira, que dedicou a maior parte de sua carreira ao trabalho de fiscalização farmacêutica, e se aposentou este ano.

Semana

A “Semana do Regulado”, da Visa Manaus, continua a sua programação de eventos até esta sexta-feira, 7/6, no auditório Vânia Pimentel, de 8h às 13h.

Nesta quarta-feira, 5/6, o segundo dia de atividades será conduzido pela Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), com o tema “Pontos críticos de controle no setor de panificação na cidade de Manaus: realidade e expectativas”, que será apresentado a representantes de empresas e estabelecimentos que atuam no ramo de panificação no município.

Na quinta-feira, 6/6, a programação da Gerência de Engenharia Sanitária (Gengs) trará apresentações sobre o tema “Projeto básico de arquitetura: da apresentação dos documentos à análise”, voltado para representantes de empresas e instituições que trabalham com projetos de Engenharia em estabelecimentos sujeitos à Vigilância Sanitária na capital amazonense.

No último dia, 7/6, a Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser) vai abordar o tema “Boas práticas de funcionamento dos serviços de saúde e o Termo de Compromisso para o Licenciamento Sanitário” para um público formado por representantes de empresas e instituições que trabalham com serviços de saúde e de interesse à saúde em Manaus (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros).

 

 

Fonte: Semsa

Foto: Divulgação   

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *