16/07/2024

Semad abre semana de prevenção a acidentes do trabalho

         

Servidores da Prefeitura de Manaus, lotados no complexo administrativo Semad, estão participando da 3ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (Sipama), que teve início nesta terça-feira, 4/6. A abertura do evento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Oeste.

Na ocasião, o titular da Semad, Ebenezer Bezerra, destacou a importância de oferecer aos servidores um ambiente de trabalho com as condições adequadas para o desenvolvimento das funções.

“O prefeito David Almeida, desde que assumiu a gestão da prefeitura, teve a preocupação de que fossem oferecidas aos servidores não só as condições adequadas, mas um conjunto de fatores que assegurem a qualidade de vida necessária. Isso vem sendo materializado na forma de remuneração condizente, com reajustes e correções, ofertas de capacitações, oportunidades de evolução no serviço público municipal, entre outras iniciativas. E a Sipama vem exatamente para contribuir nessa busca pela qualidade também no ambiente de trabalho”, disse o secretário.

Coordenada pela Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade (CPPI), a terceira edição da semana tem como tema “Prevenção, aliada fundamental à saúde, à segurança e ao meio ambiente”. Durante três dias, haverá palestras sobre o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho; Ergonomia; Assédio Moral; Infecções Sexualmente Transmissíveis; e Saúde Mental. A programação também inclui ginástica laboral, simulação de primeiros socorros e orientações sobre prevenção e combate a incêndios.

“A Sipama, desde a sua primeira edição, em 2022, tem foco na conscientização dos servidores do município, por meio da Semad, sobre os temas importantes que envolvem a prevenção de acidentes de trabalho e a qualidade de vida nesse ambiente”, explicou o presidente da CPPI, Cleves Bruce.

Para a realização da 3ª Sipama, a Semad conta com a colaboração de instituições como o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBM-AM) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Este ano, além da programação, a Sipama está oferecendo atendimentos com consulta médica e de enfermagem, exame pré-natal, mamografia, tomografia, ultrassonografia, preventivo, planejamento reprodutivo, dispensação de medicamentos e vacinação. Para isso, a Semsa posicionou uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher no estacionamento da Semad. Também estão sendo realizados exames oftalmológicos com a participação de uma ótica parceira.

A CPPI tem a finalidade de promover ações voltadas para a preservação da integridade física e mental dos servidores. A comissão é formada por engenheiro, médico, técnico de segurança do trabalho e estagiários.

 

Fonte: Semad

Foto: João Viana

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *