21/05/2024

Projeto de Lissandro Breval quer permitir contratação de associações de catadores pela gestão pública

         

A proposta é tratar o lixo como oportunidade de negócio, assegurando emprego e renda digna aos profissionais com devida e significativa atuação do poder público

O vereador Lissandro Breval (Avante) afirmou, na manhã desta terça-feira (06/05), que irá protocolar junto à Casa nos próximos dias, o Projeto de Lei (PL) que permitirá e facilitará a contratação de associações de catadores e cooperativas pela gestão municipal. A proposta é tratar o lixo como oportunidade de negócio, assegurando emprego e renda digna a esses profissionais com devida e significativa atuação do poder público.

“Estou estudando a melhor forma de iniciarmos esse movimento pela CMM, com Projeto de Lei que permita e incentive o fomento, abra espaço para essas associações e cooperativas. Estamos perdendo a guerra contra o lixo e Manaus não aguenta mais. Precisamos agir e os catadores serão importantíssimos neste processo”, afirmou Breval.

O tema meio ambiente tem sido pauta constante de Lissandro Breval nos últimos meses. Além da necessidade de enxergar o lixo como oportunidade de negócio, o vereador tem alertado para a necessidade de conscientização ambiental, de utilização da energia solar e valorização dos catadores.

“Eu tenho insistido em várias frentes relacionadas ao meio ambiente justamente por entender que é um assunto de todos nós e que é urgente. Tenho ido a várias comunidades e visto as toneladas de lixo jogadas pela população e que acabam nos igarapés. O resultado disso é colhido nos dias de fortes chuvas. Enquanto não tivermos política pública direcionada, enquanto não fomentarmos as cooperativas e associações, não enxergarmos o lixo como oportunidade de negócio, seguiremos enxugando gelo”, continuou.

Conscientização ambiental – Lissandro Breval esteve, ainda na manhã desta terça-feira, reunido com o titular da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis, e confirmou o início de ações intensivas de limpeza de igarapés, mas também de trabalho de conscientização junto aos moradores de áreas próximas aos igarapés.

“Conversei com o secretário, expus a importância de fazermos algo amplo a respeito e ele me confirmou hoje que a secretaria vai aos bairros seguir com a limpeza, mas intensificando o trabalho para conscientizar os moradores sobre a problemática do lixo. Precisamos dar o passo no caminho certo”, concluiu.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador Lissandro Breval

Foto: Marcelo Araújo

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *