16/07/2024

Prefeitura garante serviços essenciais no feriado de Corpus Christi e ponto facultativo

         

A Prefeitura de Manaus divulga o funcionamento dos serviços essenciais à população nesta quinta e na sexta-feira, 30 e 31/5, feriado nacional e religioso consagrado a Corpus Christi e ponto facultativo no município, respectivamente.

Saúde

Os serviços essenciais administrados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão mantidos durante o feriado e ponto facultativo. Para atendimentos pré-hospitalares às situações de urgência e emergência, os usuários podem acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio do número 192.

Outro serviço em funcionamento no feriado é o da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), localizada no bairro Compensa, zona Oeste, que funciona 24 horas.

Os usuários que precisarem buscar os serviços básicos da Atenção Primária à Saúde, como vacinação, testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atendimento para profilaxia antirrábica, podem buscar a clínica da família Carmen Nicolau, que funciona todos os dias das 8h às 18h, na rua Nestor Nascimento, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte.

Na sexta-feira, 31/5, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher estarão em funcionamento em seu horário regular, das 7h às 17h. Na zona Norte, a unidade está localizada na rua Querubim, nº 16, próximo à igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, no bairro Novo Israel. Na zona Sul, o atendimento ocorre na rua Coronel Ferreira de Araújo, bairro Petrópolis, próximo ao conjunto habitacional Petrópolis e ao Caic Alexandre Montoril.

Já na zona Leste, as usuárias podem buscar as ações de saúde na rua dos Granitos, nº 175, no bairro Tancredo Neves, e na zona Oeste, na rua Cecília Bernardo Cabral, s/nº, no bairro Compensa, atrás da Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas. O segmento feminino da zona rural pode recorrer à USF Ada Viana, na comunidade Nova Canaã, no quilômetro 41 da rodovia BR-174.

O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo) prestará atendimento nos dois dias, das 8h às 18h, por meio do número (92) 98842-8437.

Assistência Social

O SOS Funeral, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), funcionará normalmente, 24 horas por dia, no feriado e ponto facultativo. Pode-se entrar em contato com o serviço pelos números: 98842-2963 (whatsapp) / 0800 280 8087 / 3215-2649 / 3631-9983. A solicitação do serviço também pode ser feita diretamente na sede da Semasc, localizada na avenida Ayrão com a avenida Ferreira Pena, no Centro, zona Sul.

Limpeza

Os serviços essenciais de limpeza, realizados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), serão mantidos em formato de plantão durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 30/5. Aproximadamente 100 pessoas irão atender as áreas específicas e volantes da cidade, como: Ponta Negra, Centro, mercado municipal, feira da Manaus Moderna, feira do Produtor, feira da Panair, avenida Itaúba, cemitérios e pontos onde estiverem sendo realizados eventos. O funcionamento fica à disposição da população todos os dias em vários turnos, inclusive nos finais de semana e feriados.

A coleta na balsa e na feira da Manaus Moderna também funcionará de forma reduzida, tendo disponível cinco servidores para realizarem a coleta no mirante Lucia Almeida, balsa Amarela e no porto de Manaus.

Empreendedorismo e trabalho

As galerias populares Espírito Santo e dos Remédios, no Centro, zona Sul, e o shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, coordenados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), estarão abertos durante o feriado e ponto facultativo. Nesta quinta-feira, 30/5, os espaços irão funcionar das 8h às 14h, e na sexta-feira, 31/5, das 8h às 17h.

O atendimento nos postos do Sine Manaus, localizados na avenida Constantino Nery, zona Sul, e no shopping Phelippe Daou, zona Leste, estarão suspensos durante estas quinta e sexta-feira, em virtude do feriado de Corpus Christi e ponto facultativo. As atividades retornam normalmente na segunda-feira, 3/6.

Feiras e mercados

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) manterá todas as feiras e mercados municipais com expediente normal. As feiras Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna) e da Banana, ambas no Centro, funcionam das 4h às 17h. A feira municipal do Produtor, na zona Leste, abre as portas das 4h às 17h. A da Panair, bairro Educandos, zona Sul, recebe o público das 4h às 17h. Já o tablado do peixe, na mesma feira, funciona das 18h às 6h, todos os dias. O mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Manaus Moderna, no Centro, também funcionará em horário normal.

Fonte: Semcom

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *