21/02/2024

PL de Dione Carvalho que institui Dia municipal do Karatê tem parecer favorável

         

O projeto de lei de n° 365/2022 de autoria do vereador Dione Carvalho teve o parecer favorável na Câmara municipal de Manaus, o projeto INSTITUI, no Calendário Oficial da Cidade de Manaus, o Dia Municipal do Caratê, a ser comemorado no dia 12 de setembro, e dá outras providências.

“As artes marciais têm se mostrado muito importantes para o autocontrole e disciplina, além de serem práticas benéficas à saúde, como qualquer outro esporte”. Diz o vereador em seu discurso na Câmara.

O vereador que teve seu grande mestre kazuteru noguchi como inspiração no esporte e na vida, Kazuteru Noguchi que faleceu em 2022 é considerado o pai do karatê no Amazonas.

O projeto teve como grande inspiração o grande mestre noguchi que dedicou grande parte da sua vida aos ensinamentos de valores inerentes ao esporte, a cidadania, ao convívio social, e à formação de caráter de seus inúmeros alunos que tiveram o prazer de aprender a arte milenar.

Mestre Noguchi era faixa-preta 5 DAN de judô, mas o caratê realmente é que foi sua paixão. Graduado no 3 DAN na arte carateca, Noguchi fundou em 1966 uma academia
no antigo clube União Esportiva Portuguesa, na Joaquim Nabuco, onde vários alunos
receberam seus ensinamentos.

Noguchi teve as primeiras aulas de karatê do estilo shotokan, mas migrou ao
kyokushin, arte mais rígida e agressiva disseminada pelo mestre coreano Masutatsu Oyama, o full contact.

O mestre era o mais velho graduado em artes marciais em atividade com academia funcionando, na capital do Amazonas. Ele formou mais de 1,1 mil alunos, entre eles o vereador que propõe esta homenagem póstuma.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador Dione Carvalho

Foto: Divulgação

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *