21/04/2024

Manaus ganha sistema complementar de iluminação semafórica com maior visibilidade a condutores e pedestres

         

Visibilidade é um dos fatores chaves para manter a atenção dos condutores que transitam pelas vias de Manaus. E foi justamente com esse objetivo que a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), instalou o primeiro sistema complementar de iluminação semafórica na avenida Umberto Calderaro Filho, esquina com rua Teresina, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.

Trata-se de uma tecnologia de ponta de sinalização sensorial de LED, usada em poucas cidades do Brasil, que funcionará agregado ao poste e ao “braço” que sustenta o semáforo. Além do poste do semáforo, parte da calçada próxima à faixa de pedestre também recebeu iluminação para indicar aos pedestres o momento correto para fazer a travessia.

Com mais iluminação, o objetivo é melhorar a visibilidade e reforçar aos motoristas a atenção ao trânsito. O sistema luminoso complementar ativa a visão dos condutores, chamando ainda mais atenção ao semáforo.

Na noite de quarta-feira, 28/6, o prefeito de Manaus David Almeida e o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acompanharam a operação do novo equipamento. Para o prefeito, a unidade semafórica vai melhorar o fluxo de veículos e trazer mais segurança ao trânsito.

“Estamos implementando o semáforo inteligente e também essa compactação de cores, colocando mais luzes, para que tanto quem está ao volante quanto os pedestres possam ver a mudança nas cores do semáforo. Logo mais, esse sistema estará em outras áreas de Manaus”, destacou David Almeida.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, disse que se trata de um sistema inovador. “A iluminação complementar é sincronizada com a do semáforo, de maneira que o condutor do veículo possa enxergar de longe a sinalização, principalmente à noite, o que melhora a segurança de condutores e pedestres. O recurso também aumenta a visualização da sinalização semafórica prevenindo a ultrapassagem no sinal vermelho”, afirmou.

Avanço na sinalização

Ainda na quarta-feira, David Almeida e Paulo Henrique Martins acompanharam os serviços de sinalização horizontal e vertical na avenida Cosme Ferreira, bairro Coroado, zona Leste da capital. Na via, a equipe técnica do IMMU revitalizou linhas de bordo, seccionadas, marcas de canalização e ainda começou a instalar área de espera para motocicletas nos cruzamentos da avenida.

O prefeito elogiou os trabalhos de sinalização feitos pelo IMMU. “Recuperamos e revitalizamos a avenida Cosme Ferreira e, agora, estamos fazendo este trabalho de sinalização. Assim como nesta avenida, essa sinalização está sendo implantada também em outras vias da cidade. São nossas equipes nas ruas de Manaus”, ressaltou David Almeida.

 

 

Fonte: Immu

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *