20/10/2019

Governo Federal edita decreto que reduz a alíquota do IPI dos concentrados de bebidas do PIM.

imagem Divulgação

O Governo Federal editou o decreto Nº 9.394, de 30 de maio de 2018 e que foi publicado nesta quinta-feira (31), em edição extraordinária do Diário Oficial da União – DOU.

O documento Altera a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados – TIPI, aprovada pelo Decreto no 8.950, de 29 de dezembro de 2016. Na prática, foi feita a redução do imposto sobre produtos industrializados – IPI, dos concentrados de bebidas do Polo Industrial de Manaus de 20% para 4%.

Segundo o secretário especial do Governo do Amazonas Samuel Hanan, “o decreto é uma aberração. Muito mais do que o valor que deixará de entrar nos cofres públicos, isso cria um precedente perigoso. Se puder retirar benefícios da Zona Franca através de redução de alíquota de IPI, você revoga a Zona Franca inteira sem mexer no artigo 40 da Constituição.”

Para tentar reverter a situação, o governador do Amazonas, Amazonino Mendes, pegou um avião nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (31) para São Paulo, para preparar junto do Advogado Ives Gandra, alinhar uma ação direta de inconstitucionalidade-ADIN, contra a medida provisória. Uma audiência com o Presidente Michel Temer também foi solicitada para as próximas horas.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *