28/05/2024

Governo conclui modernização da iluminação pública no Careiro

         

O município foi beneficiado com 1.780 pontos de LED para iluminar, além da área urbana, as comunidades Purupuru, Samaúma e Céu Azul

O Governo do Amazonas concluiu a implantação do Programa Ilumina+ Amazonas em Careiro (a 88 quilômetros de Manaus). O sistema de iluminação pública do município foi modernizado com 1.780 pontos de LED, sendo 1.312 na sede, 380 na comunidade Purupuru, 74 em Samaúma e 14 em Céu Azul.

Realizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Programa Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. O LED tem maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% nos custos de energia.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo a meta do Governo do Amazonas é modernizar todos os municípios do interior até a realização da Conferência do Clima (COP 30), que será em novembro de 2025.

“Estamos trabalhando para levar uma iluminação pública de qualidade para o interior. Já implantamos mais de 70 mil pontos de LED em 40 municípios e 62 comunidades rurais e indígenas. Temos ordem de serviço assinada para Urucará, que será beneficiada com 1.673 pontos, contemplando, além da área urbana, as comunidades Amanari, Boa Esperança e Bonança”, revelou o secretário da UGPE.

O programa também modernizou a iluminação pública de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus). O município recebeu 1.358 pontos, sendo 1.015 na sede, 119 na comunidade Pernambuco,110 em Porto Alegre 1 e 2, 80 em Santa Catarina, 18 em Poeira e 16 em Bom Lugar.

A técnica de enfermagem Francirleide Aragão da Silva, 52, moradora do Careiro, ressaltou o trabalho de excelência executado e agradeceu as equipes do Governo do Amazonas.

“O programa melhorou muito a iluminação pública do município. Antes, as ruas eram sem iluminação e outras tinham lâmpadas pequenas com luz bem fraca. As novas lâmpadas instaladas, melhoraram a qualidade de vida dos moradores, a cidade ficou mais bonita e a gente se sente mais seguro, principalmente, nas esquinas das ruas menos movimentadas, que geralmente oferecem riscos”, afirmou.

 

 

Fonte: UGPE  

Foto: Caio de Biasi

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *