16/07/2024

FDT promove programação na ‘Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’

         

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Dr. Thomas (FDT), realiza uma programação, nos dias 14, 18 e 19/6, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, no Parque Municipal do Idoso (PMI), na zona Centro-Sul, e no Sumaúma Park Shopping, na zona Norte.

O dia 15 de junho celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Desde 2006, o dia é reafirmado com a realização de campanhas por todo o mundo.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, destacou a importância da campanha e o tema escolhido para este ano. “Educar para respeitar, amar para proteger”, após reuniões com a equipe multidisciplinar, decidimos dar continuidade ao trabalho que foi feito ano passado, por ser um tema que acreditamos que precisa cada vez mais ser massificado. Queremos reforçar a conscientização de crianças e adolescentes sobre a violência contra a pessoa idosa. Por intermédio do nosso gibi com os personagens oficiais, “Dr. Thomas e Dona Linda”, contendo uma narrativa didática, explicando como identificar os diferentes tipos de violência e os programas oferecidos pela instituição, que visam proporcionar qualidade de vida à terceira idade”, disse.

Programação
O primeiro dia da programação, na sexta-feira, 14/6, contará com um encontro intergeracional dos idosos usuários do Parque Municipal do Idoso e projeto “Viver Bem na Terceira Idade” com os alunos da escola municipal José Carlos Martins Mestrinho, das 8h30 às 11h, no ginásio do PMI, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Nesse dia, haverá um bate-papo lúdico e educativo com a Aline Cassiano, a “Palhaça Coração”, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a violência contra a pessoa idosa. Será utilizado também o gibi, com narrativa didática, a partir dos personagens oficiais da instituição, o “Dr. Thomas e Dona Linda”, explicando como identificar os tipos de violência, e os programas da instituição, que oferecem diariamente qualidade de vida para a terceira idade.

Um segundo momento será coordenado pela equipe de professores de educação física do Parque Municipal do Idoso, com jogos e integração entre as crianças e os idosos presentes.

“Acreditamos que, ao envolver elementos lúdicos, como a ‘Palhaça Coração’, podemos transmitir a mensagem de forma mais acessível e cativante para as crianças, promovendo uma compreensão mais profunda sobre a importância de respeitar e proteger os idosos”, destacou a assistente social da FDT, Michele Falcão.

Ação educativa
Nos dias 18 e 19/6, das 10h às 20h, acontecerá uma ação de sensibilização nas dependências do Sumaúma Park Shopping, na avenida Noel Nutels, nº 1.762, bairro Cidade Nova, zona Norte. Equipes de colaboradores estarão no local distribuindo o material informativo sobre os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa e orientações sobre como agir diante dessas situações, além de tirar dúvidas sobre os programas ofertados pela Fundação Dr. Thomas.

“É fundamental que a população esteja ciente dos tipos de violência que os idosos podem enfrentar e saiba como agir para prevenir e denunciar esses casos. Estaremos orientando sobre os canais de comunicação, para que qualquer pessoa que presencie violência contra a pessoa idosa possa fazer sua denúncia de forma rápida e segura”, destacou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

 

Fonte: FDT

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *