16/07/2024

FCecon lança guia sobre oncologia para profissionais de saúde

         

Material, lançado na Semana de Enfermagem, contém informações sobre ciclos de quimioterapia, exames laboratoriais necessários e normas do setor

Disponibilizar o acesso rápido e direto a conhecimentos oncológicos e tirar dúvidas dos profissionais de saúde. Esse é o objetivo do Guia Rápido para Enfermeiros sobre Rotinas do setor de Oncologia Clínica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O material foi lançado durante a 26ª Semana de Enfermagem da FCecon, nesta segunda-feira (20/05).

Segundo a enfermeira do serviço de Oncologia Clínica e criadora do guia, Ellen Albuquerque, o manual foi desenvolvido para disponibilizar informações rápidas sobre rotinas do setor de Oncologia Clínica e sobre a sala de infusão de quimioterapia da Fundação Cecon.

Informações básicas sobre câncer, ciclos de quimioterapia, exames laboratoriais e condutas rápidas para administração de quimioterapia estão disponíveis no guia. Na versão e-book, links direcionam aos Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) do setor de Quimioterapia para informações mais detalhadas.

O material é destinado à equipe de enfermagem que atua na Oncologia Clínica ou na administração de antineoplásicos em outros setores da Fundação. E contém informações que podem ser úteis para a equipe multiprofissional.

“No guia, utilizamos uma linguagem técnica, porém acessível, visando disseminar os conhecimentos sobre as normas e rotinas do setor. Nosso objetivo é possibilitar que os profissionais tenham acesso aos conhecimentos oncológicos de forma mais rápida, podendo fazer leituras curtas. Será elaborado um formulário on-line, onde os enfermeiros poderão colocar as dúvidas que permanecem após a leitura do guia”, explicou Ellen Albuquerque.

A ideia é que, posteriormente, seja elaborado um treinamento direcionado à equipe para sanar as dúvidas.

Semana de Enfermagem

A Semana de Enfermagem da FCecon está na 26ª edição e é realizada anualmente. Segundo a chefe do Departamento de Enfermagem da Fundação, Shirley Fragoso, o evento busca atualizar conhecimentos dos profissionais de enfermagem, assim como valorizar os colaboradores.

Neste ano, o tema é “O resgate da essência do cuidar”. “É uma oportunidade para que toda a equipe possa refletir sobre o cuidar, sobre a assistência que fornecemos nos diversos setores. Não podemos perder a essência da humanização, a essência do cuidar”, destacou Shirley Fragoso.

Durante toda a semana, o Departamento de Enfermagem visitará os setores assistenciais, como enfermarias, quimioterapia, radioterapia e setor de imagem. Rodas de conversas com os profissionais trabalharão o tema da 26ª Semana de Enfermagem.

O evento terá, também, um dia de relaxamento com massoterapia e embelezamento para os profissionais.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Cecon

Foto: Graziela Silva

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *