Ex-presidente condenado a indenizar jornalistas por ataques. Não cabe recurso.

A sentença que condena o ex-presidente Jair Bolsonaro ao pagamento de indenização coletiva de R$ 50 mil a jornalistas por danos morais transitou em julgado, ou seja, não cabe recurso.
A determinação foi estabelecida pela 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. O montante da penalidade será destinado ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos de São Paulo.
A ação movida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo alega que Bolsonaro dirigia ataques sistemáticos e agressivos contra a categoria em seus discursos e nas redes sociais.
Em 2020, o sindicato documentou 175 investidas de Bolsonaro contra a imprensa. As informações constam no relatório “Violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil”, da Federação Nacional dos Jornalistas.
O documento fornece exemplos, incluindo ataques homofóbicos, xingamentos e agressões a jornalistas mulheres durante entrevistas, bem como ameaças de agressão física a um profissional.
A assessoria do ex-presidente Bolsonaro foi procurada para comentar sobre o assunto, porém não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário