22/06/2024

Evento apoiado pelo Governo, discute novos rumos para Programa de Pós-Graduação em Cirurgia

         

Workshop acontece em formato online de 6 a 7 de junho

Divulgar a produção científica realizada por alunos de mestrado do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e compartilhar experiências acadêmicas com estudantes de outros programas de pós-graduação é o objetivo do 3º Workshop do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia (PPGRACI). O fórum gratuito em formato online teve início nesta quinta-feira (06/06) e segue até sexta-feira (07/06), das 13h às 21h, e das 8h30 às 12h, respectivamente.

O evento científico é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 005/2023.

Os professores que fazem parte do encontro virtual têm especialização em produção de patentes, softwares e projetos de pesquisa. O público-alvo é formado por estudantes da área de Medicina.

O evento é coordenado por Jonas Byk, professor da Faculdade de Medicina da Ufam (FM/UFAM) no Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML), além de atuar como orientador de projetos de Ciências da Saúde e Cirurgia na instituição. “Os convidados elencados neste programa são professores experientes. A vinda deles certamente abrilhantará e estimulará nosso corpo discente e docente”, pontua o pesquisador.

Os estudos envolvem diversas áreas temáticas como anestesiologia, diferentes tipos de cirurgia, clínica médica, epidemiologia, ética em saúde, ginecologia e obstetrícia, neurologia, pediatria, urologia, terapia intensiva, dentre outros. Além de apresentar projetos de pesquisa em andamento na pós-graduação na área de saúde do Amazonas, a ideia do workshop é analisar especificidades dos mestrados profissionais na área de saúde, e discutir que tipo de mudanças são necessárias nas avaliações de pós-graduação na área de saúde no Brasil.

Em sua terceira edição, o evento ainda terá um momento de debate sobre a internacionalização dos programas de pós-graduação na área de saúde, bem como um balanço sobre o impacto da pós-graduação no perfil de alunos egressos. Além disso, serão publicados Anais Científicos do evento, e artigos científicos dos temas apresentados. “A consolidação do PPGRACI trará frutos para o Estado do Amazonas. Já temos diversos projetos oriundos de dissertações defendidas pelos alunos do programa”, explica o professor.

Segundo o pesquisador, mudanças no perfil do PPGRACI vem sendo implementadas. A proposta é deixar o programa cada vez mais profissional e voltado para inovações tecnológicas na área da saúde. A intenção é também promover a interação com programas de pós-graduação da Ufam e de outros estados.

“A pós-graduação está sendo considerada um divisor de águas para a emancipação da pesquisa no Estado do Amazonas. Quanto mais a ciência for estimulada e, principalmente, o mestrado profissional que visa o desenvolvimento de tecnologias e processos educacionais/gestão e otimização do SUS, mais produção do saber teremos”, defende.

Programação:

A programação do evento inclui a realização de seis palestras, cujos temas em discussão abordam as experiências e desafios da produção de conhecimento em programas de mestrado e doutorado profissionais.

O workshop terá uma sessão para exibição de softwares e demais produtos criados em projetos do PPGRACI, e também será uma oportunidade para que os estudantes apresentem trabalhos em formato de pôster, com conteúdo de dissertações dos últimos três anos. Os detalhes estão disponíveis no link: https://www.even3.com.br/iii-workshop-do-programa-de-pos-graduacao-em-cirurgia-da-universidade-federal-do-amazonas-453237/

Parev:

O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) entre os quais estão congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Eventos científicos da Fapeam:

A agenda de eventos científicos do primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada aqui: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/

 

Fonte: Fapeam

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *