16/07/2024

Em Manacapuru, evento apoiado pelo Governo, debate interconexão de saberes construídos

         

Por meio do Programa Ciência na Escola, da Fapeam, a 1ª edição do Intercâmbio de Divulgação Científica das Escolas Estaduais do Interior do Amazonas acontece nos dias 23 e 24 de maio

Em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital), começa na quinta-feira (23/05), de 7h30 às 17h, a 1ª edição do Intercâmbio de Divulgação Científica das Escolas Estaduais do Interior do Amazonas. O evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), segue até a sexta-feira (24/05), na Faculdade de Medicina – Afya, pela manhã e na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), pela tarde.

Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 005/2023 da Fapeam, o encontro visa promover a divulgação e interconexão de saberes construídos pelos alunos e professores da rede Pública Estadual, onde serão possíveis a divulgação e o intercâmbio de Projetos de Iniciação Científica fomentados pelo Programa Ciência na Escola (PCE), edição 2023.

A coordenadora do evento, doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Ufam, professora Joristela de Souza Queiroz, da Secretaria de Educação, que atua na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, afirma que a contribuição da Fapeam para o evento é indelével, uma vez que com esse importante incentivo, inúmeros pesquisadores de todo o estado poderão ter a oportunidade de realizar projetos e contribuir com o avanço tecnológico e a produção científica.

“Minha expectativa é que os registros dessas pesquisas possam servir de subsídios para novas investigações e possíveis contribuições multireferenciadas à academia científica. Com trabalhos inscritos de diferentes lugares, pudemos de alguma maneira, com as avaliações feitas pelos membros do comitê científico, sugerir melhorias para escrita do resumo expandido para que os trabalhos sejam publicados e a divulgação científica seja ampliada de forma democrática”, disse.

A programação conta com apresentação de trabalhos, apresentações culturais, palestras e quatro minicursos. Para saber mais sobre a programação, os interessados devem acessar o link a seguir: https://www.even3.com.br/i-intercambio-de-divulgacao-cientifica-das-escolas-estaduais-do-interior-do-amazonas-a-interconexao-de-saberes-construidos-por-meio-do-programa-ciencia-na-escola-pce2023-446165/

A coordenadora complementa ainda que, para os professores do interior do Amazonas, o evento representa uma oportunidade única para divulgar seus projetos científicos, especialmente os financiados pelo PCE da Fapeam. “Ao abrir espaço para a apresentação desses projetos, o Intercâmbio visa não apenas reconhecer o trabalho árduo e a dedicação dos educadores, mas também inspirar e promover o compartilhamento de conhecimento em toda a comunidade educacional”, afirma.

Com o tema “A interconexão de saberes construídos por meio do Programa Ciência na Escola – PCE”, o evento é destinado a professores, alunos e comunidade de um modo geral. Atualmente, conta com mais de 270 inscritos.

Apoio da Fapeam

“A divulgação e a popularização da ciência no interior do Amazonas têm sido desafios significativos enfrentados por várias instituições. Nesse contexto, a Fapeam, como uma importante agência de fomento à pesquisa no estado, desempenha um papel fundamental ao oferecer oportunidades para que professores e alunos se engajem em iniciativas de iniciação científica. Este Intercâmbio representa um passo importante na direção de ampliar o alcance da ciência e promover o desenvolvimento educacional em toda a região”, afirma.

Sobre o Parev

O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Agenda da Fapeam

A agenda de eventos científicos do primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada neste link: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/

 

 

Fonte: Fapeam

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *