28/04/2024

Deputado critica reajuste no preço da água em Parintins, que é imprópria para o consumo

         

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa, o deputado Sinésio Campos (PT) criticou a prefeitura de Parintins por aumentar o preço da água no município. O parlamentar preside a comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos e Saneamento da Aleam, que constatou a contaminação da água com metais pesados.

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, autorizou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parintins (SAAE) a aplicar um reajuste de 4,51% nas tarifas de água no município. O aumento foi estabelecido pela Resolução nº 011/2024, que foi publicada no Diário Oficial em 09 de fevereiro de 2024, e já entrou em vigor. A justificativa da prefeitura seria a recomposição inflacionária.

“Nos causa muita estranheza esse reajuste, levando em consideração que a SAAE distribui água contaminada aos cidadãos de Parintins. Dos 26 poços tubulares que atendem ao município, 22 estão contaminados, com água imprópria para o consumo humano”, declarou Sinésio Campos.

Um estudo realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS identificou substâncias perigosas na água, como amônia, manganês, ferro, nitrato e alumínio, além de coliformes totais e fecais na água. Esses contaminantes estão associados a doenças graves, incluindo Alzheimer, diarréia, insuficiência hepática e câncer no trato intestinal.

“O cidadão de Parintins é obrigado a consumir uma água imprópria para o consumo. A primeira consequência é uma diarréia, que com o passar dos anos evolui para um câncer de estômago. Lá a gestão da água é municipal, mas mesmo com nosso alerta, não se toma nenhuma providência”, complementou o parlamentar.

No dia 1º de dezembro de 2023 a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos e Saneamento da Aleam realizou uma audiência pública em Parintins para discutir o problema. O evento contou com a presença do deputado Sinésio Campos, do prefeito Bi Garcia e de representantes da COSAMA, Unidade Gestora de Serviços Especiais (UGPE), FVS, UEA, Procon/AM, Serviço Geológico do Brasil e SAAE

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *