Débora Menezes alerta famílias para sinais de sofrimento emocional entre adolescentes

A deputada estadual Débora Menezes (PL-AM), presidente da Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente (PECA), alerta pais e responsáveis para mudanças de comportamento que podem indicar sofrimento emocional entre crianças e adolescentes. Isolamento, tristeza persistente, irritabilidade e perda de interesse por atividades habituais estão entre os sinais que merecem atenção, principalmente quando passam a interferir na rotina.
O alerta ganha ainda mais importância durante o Setembro Amarelo. No Amazonas, foram registradas 1.073 notificações de lesões autoprovocadas em 2024, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP). Mulheres representaram 62,2% das notificações, com maior concentração entre jovens de 15 a 29 anos.
Um dos casos que chegaram à Procuradoria em maio de 2026 envolve uma adolescente de 14 anos, vítima de atropelamento ocorrido em abril, quando seguia para a escola, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus.
O pai da adolescente, de 53 anos, participou de uma palestra realizada por Débora Menezes no bairro sobre prevenção às diferentes formas de violência contra crianças e adolescentes, saúde mental e sinais de sofrimento emocional. Durante o encontro, ele relatou mudanças no comportamento da filha após o acidente e pediu orientação. O caso foi encaminhado para atendimento da Procuradoria.
A adolescente havia quebrado a perna no atropelamento e ficou um período sem conseguir andar. Também sofreu fratura na região da boca e danos nos dentes. Segundo o relato apresentado à equipe, após o acidente a jovem passou a apresentar mudanças de comportamento, com períodos de tristeza, revolta e dificuldade para expressar o que sentia.
A equipe psicossocial da PECA realizou atendimento à família e encaminhou a adolescente para acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Também foi realizado encaminhamento para tratamento odontológico em razão das lesões decorrentes do acidente.
“Nem sempre um adolescente consegue dizer que precisa de ajuda. Muitas vezes, o sofrimento aparece primeiro no comportamento. É importante que a família perceba essas mudanças e saiba onde procurar atendimento. A Procuradoria está à disposição para orientar e ajudar nesse caminho”, afirmou Débora Menezes.
Na última visita psicossocial, realizada em 27 de agosto, a equipe da PECA registrou melhora significativa no estado emocional da adolescente. O pai também relatou estar mais tranquilo com a evolução da filha, que continua recebendo acompanhamento profissional.
Saiba quando buscar ajuda
Mudanças persistentes de comportamento, isolamento, tristeza, irritabilidade, alterações no sono ou na alimentação e ferimentos sem explicação merecem atenção. Mudanças repentinas na forma de se vestir, como manter partes do corpo cobertas mesmo em dias muito quentes, também podem ser observadas quando associadas a outros sinais. Isoladamente, esse comportamento não significa autolesão.
Ao perceber mudanças importantes, a orientação é conversar sem julgamento e procurar atendimento profissional. A UBS integra a porta de entrada do SUS para o cuidado em saúde mental, enquanto o CAPSi atende crianças e adolescentes em sofrimento psíquico intenso. Em situações que necessitem de atendimento imediato, a rede conta ainda com UPA, pronto-socorro e SAMU 192.
As famílias também podem procurar a Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente para orientação e encaminhamento.
Fonte: Ascom Deputada Debora Menezes
Foto: Divulgação




Nenhum comentário