Comandante Dan lidera presença em sessões e votações da Aleam no primeiro semestre de 2026

Deputado do Republicanos registrou 96,61% de frequência às sessões plenárias e participação em 100% das ordens do dia realizadas entre fevereiro e junho
O deputado estadual Comandante Dan (Republicanos) encerra o primeiro semestre legislativo de 2026 como o parlamentar mais presente às atividades plenárias da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Levantamento realizado a partir dos relatórios oficiais de presença do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) mostra que o parlamentar participou de 96,61% das sessões ordinárias realizadas entre fevereiro e junho deste ano e esteve presente em 100% das ordens do dia, sessões destinadas às votações de matérias legislativas.
Das 59 sessões ordinárias realizadas no período, Comandante Dan registrou apenas duas ausências justificadas. Nas 16 ordens do dia promovidas pela Casa, o deputado manteve presença integral, sendo o único parlamentar a alcançar 100% de participação nas votações.
Os dados constam na área de relatórios do SAPL, disponível no portal oficial da Assembleia Legislativa do Amazonas, que permite o acompanhamento da frequência parlamentar ao longo da legislatura.
Considerando todos os nomes que aparecem nos registros do sistema, incluindo suplentes e parlamentares que atualmente não exercem mandato, como Brena Dianná, Professora Jaqueline e Roberto Cidade, todos do União Brasil, a média geral de presença às sessões plenárias foi de 76,27%, enquanto a participação nas ordens do dia alcançou 73,56%.
Quando o cálculo é realizado apenas com os 24 deputados titulares e ativos da atual legislatura, os índices sobem para 82,32% de presença nas sessões ordinárias e 80,43% nas votações.
Outro dado que chama atenção é que apenas cinco deputados ultrapassaram a marca de 90% de presença nas sessões ordinárias ao longo do semestre. Nas ordens do dia, Comandante Dan foi o único parlamentar a registrar frequência total.
O deputado destacou que a presença em plenário representa um compromisso com a população e com o exercício do mandato parlamentar.
“Considero fundamental vir às sessões e, para além disso, me pronunciar. Somos porta-vozes do interesse público, das cidadãs e cidadãos que ouvimos em nosso estado e que nos fazem as mais diversas demandas. E não se trata de simplesmente reproduzir essas demandas. Temos que oferecer soluções por meio de legislações, emendas ou propostas ao Poder Executivo e a outras instâncias de poder. É uma questão de respeito com o povo e de cumprir com nossas obrigações”, afirmou.
Segundo o parlamentar, a atuação em plenário é resultado de um trabalho permanente de articulação e estudo realizado pelo gabinete, pela Comissão de Segurança Pública da Aleam e pelo Observatório de Segurança Pública, iniciativa coordenada por sua equipe.
“Antes de vir ao plenário, tenho pautas discutidas com a equipe de gabinete, do Observatório de Segurança e da Comissão de Segurança Pública. Uso os dias de sexta a segunda-feira, quando normalmente não há sessões, para trabalho de campo, com viagens ao interior, visitas a bairros e reuniões em Manaus”, acrescentou.
Embora os dados oficiais sobre o uso da tribuna ainda não tenham sido consolidados pela Assembleia, levantamento interno aponta que Comandante Dan também deverá figurar como o deputado que mais realizou pronunciamentos durante o primeiro semestre de 2026.
Policial militar da reserva remunerada, ex-comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas entre 2008 e 2011 e integrante da turma pioneira da Força Nacional de Segurança Pública, o parlamentar tem concentrado sua atuação em temas relacionados à segurança pública, defesa dos servidores, infraestrutura, logística, interiorização do desenvolvimento e qualidade de vida da população.
Entre os assuntos que mais repercutiram em sua atuação parlamentar ao longo do semestre estão a fiscalização da Amazonprev diante do escândalo envolvendo o Banco Master, o combate ao crime organizado, a recuperação da BR-319 como vetor estratégico de desenvolvimento e integração regional, a valorização dos policiais e bombeiros militares com a defesa da data-base retroativa prevista em lei, além da promoção de políticas de segurança hídrica e adaptação às mudanças climáticas para os municípios do interior do Amazonas.
Apesar de integrar a base de apoio ao governo estadual, Comandante Dan afirma manter independência em suas posições e manifestações públicas.
“Defendo o interesse público e busco manter a coerência. Se, em determinados momentos, não me calar diante das injustiças é ser oposição, então algumas vezes me portei como tal. Mas nunca como alguém omisso diante dos fatos”, concluiu.
Fonte: Ascom Deputado Dan Câmara
Foto: Divulgação




Nenhum comentário