20/01/2025

Com a obra do Cepcolu entregue, Delegado Péricles articula contratação de profissionais para o 1° Hospital Dia do AM

         

No local, mulheres com lesões pré-cancerígenas no útero realizarão procedimento que evitará o surgimento de câncer no órgão

A contratação de profissionais para atuação no Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) foi tema de reunião entre o deputado estadual Delegado Péricles (PL), a gerente do serviço de Ginecologia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Dra. Mônica Bandeira de Mello, e representantes da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Estado de Saúde (SES), na manhã desta sexta-feira (10), na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Responsável pelas emendas parlamentares de mais de R$ 4 milhões que possibilitaram a construção do hospital, especializado na realização de procedimentos de conização – cirurgia de pequeno porte para retirar lesões pré-malignas do colo do útero e evitar o desenvolvimento do câncer –, Delegado Péricles convocou a reunião para finalizar as tratativas relacionadas ao corpo médico e técnico que atenderá no local.

“Nossas emendas não só possibilitaram a construção do complexo hospitalar, como também a compra de materiais e equipamentos de última geração, que serão usados para salvar centenas de mulheres. O que estamos fazendo é um marco histórico na luta contra o câncer do colo do útero. Estou muito grato a Deus por ser um instrumento dessa nova página da saúde no Amazonas”, ressaltou Delegado Péricles, que também é autor do Indicativo que originou a Lei n.º 7.290, sancionada pelo Governo do Estado no último dia 6 de janeiro, anexando o Cepcolu à estrutura da FCecon.

Em resposta ao parlamentar, a secretária executiva do Fundo Estadual de Saúde, Nívia Barros, informou que a contratação de recursos humanos para o Cepcolu já está no cronograma de atividades da pasta.

A ideia é que o primeiro hospital dia do Amazonas seja inaugurado na segunda quinzena de fevereiro, com funcionamento pleno a partir de março, quando é realizada a campanha Março Lilás, voltada à conscientização sobre a prevenção do câncer que mais mata mulheres no Estado.

De acordo com Dra Mônica Bandeira de Mello, o hospital contará com quatro consultórios, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para treinamentos, cursos e capacitações.

“Em média, a FCecon realiza 500 conizações por ano. Na sua plena capacidade de funcionamento, o Cepcolu deve realizar cerca de 3 mil conizações por ano”, explicou a médica.

 

Fonte: Ascom/Delegado Péricles

Foto: Divulgação

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página