21/05/2022

Centro de Testagem Rápida do Studio 5 realizou mais de 40 mil testes em 16 dias de funcionamento

Camila Batista / Semsa

Em seus 16 dias de funcionamento, o Centro Municipal de Testagem para Covid-19 do Studio 5, no bairro Japiim, zona Sul, criado em caráter emergencial pela Prefeitura de Manaus para descentralizar as demandas por exames rápidos nas unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou 40.193 testes de antígeno para Covid-19, dos quais 54,93% deram resultado negativo (22.080) e 45,07%, que corresponde a 18.113, resultaram em positivo para a Covid-19. As atividades da unidade de testagem provisória foram encerradas nesta sexta-feira, 28/1, às 17h.

 

Ao longo desta sexta-feira, foram realizados 1.612 testes por nasofaringe, dos quais 1.297 deram negativo e 315 foram positivos, confirmando a mudança no perfil dos usuários que buscaram os serviços daquele centro de testagem.

 

Criado para atender o alto número de casos originados pela circulação da variante Ômicron na capital amazonense e por outras síndromes gripais, o Centro de Testagem do Studio 5 Centro de Convenções, que iniciou suas atividades no dia 12 deste mês, proporcionou, além do teste de antígeno para a Covid-19, atendimento médico e assistência farmacêutica para os usuários cujos testes deram resultado positivo.

 

A redução da procura, a queda do número de resultados positivos, somados a uma mudança na demanda da população, que ao contrário dos primeiros dias de funcionamento, passou a solicitar retestes para saber se podia retornar à rotina, mostrou que o cenário epidemiológico mudou.

 

Para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o centro de testagem realizou um serviço fundamental no momento em que a sobrecarga na atenção básica de saúde exigia uma resposta rápida, para evitar o comprometimento na qualidade dos serviços.

 

“Agradeço aos profissionais de saúde que se superaram em todas as etapas de atendimento ao público. Foram dias de trabalho intenso, para evitar que a saúde da população ficasse mais comprometida. O diagnóstico rápido permitiu que o tratamento para os casos positivos fosse logo iniciado, impedindo que as pessoas desenvolvessem os sintomas mais graves da Covid-19”, destacou.

 

Por ser um local de fácil acesso para a população que mora nos bairros da zona Sul de Manaus e proximidades, o Studio 5 passará a contar com um ponto de vacinação para as crianças já a partir deste sábado, 29, com as atividades iniciando às 9h.

 

A oferta de testes rápidos prossegue no Centro Municipal de Testagem, em funcionamento no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Flores, zona Centro-Sul, estruturado com o apoio do governo do Amazonas, no período de segunda a sábado, no horário das 9h às 17h, e também nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Semsa, que ofertam o serviço. Os endereços estão disponíveis no link bit.ly/ubscovidmanaus

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.