Após pressão, Biden anuncia que não buscará reeleição nos EUA

Washington, 21 de julho de 2024 – Sob pressão de membros do Partido Democrata, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo que não será candidato à reeleição na próxima disputa presidencial contra o ex-presidente Donald Trump.
lO Anúnci
A decisão de Biden foi comunicada através de uma carta publicada em suas redes sociais. “Neste momento, quero expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que se dedicaram tanto para a minha reeleição”, escreveu Biden em um trecho do documento. [Leia a carta completa aqui].
Contexto Político
Apesar de teorias da conspiração que tentaram vincular Biden a um recente ataque a tiros contra Trump, essas alegações não impactaram significativamente as intenções de voto. De acordo com uma pesquisa da Reuters/Ipsos realizada dois dias após o atentado, Trump mantinha uma leve vantagem sobre Biden, com 43% das intenções de voto contra 41%. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, ambos estavam tecnicamente empatados.
Mudança de Postura
Após um debate acirrado, Biden havia reafirmado diversas vezes sua intenção de continuar na corrida presidencial. Questionado por um apresentador de TV se desistiria da candidatura caso fosse convencido de sua incapacidade de vencer Trump, Biden respondeu: “Depende. Se o próprio Senhor Todo-Poderoso me der um sinal, talvez.”
Próximos Passos
Com a decisão de Biden, a corrida presidencial nos EUA toma um novo rumo, e os democratas agora buscam um novo candidato que possa enfrentar Donald Trump nas eleições de 2024.
Nenhum comentário