Forças de segurança recuperam 228 veículos roubados ou furtados entre abril e julho no Amazonas


Ações policiais e uso do Sistema Paredão são apontados pelo Governo do Amazonas como parte da estratégia para localizar veículos com restrição de roubo ou furto
As forças de segurança do Amazonas recuperaram 228 veículos com registro de roubo ou furto entre abril e julho de 2026. O número representa média de 76 veículos recuperados a cada 30 dias no período, segundo dados divulgados pelo Governo do Estado.
Uma das ações mais recentes foi realizada pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), que devolveu motocicletas localizadas durante operações policiais aos respectivos proprietários.
Entre eles está o mototaxista Natanael Rodrigues, de 29 anos. Ele recuperou a motocicleta roubada há três anos e que utilizava como instrumento de trabalho.
“Eu me senti muito feliz porque é uma moto que eu usava no meu dia a dia. A minha vida virou de ponta-cabeça depois que eu perdi esse veículo. E hoje eu estou tendo a oportunidade de reencontrá-lo e recomeçar”, afirmou.
De janeiro a julho deste ano, 427 veículos foram recuperados pelas forças de segurança. Desse total, 228, ou pouco mais de 53%, foram localizados entre abril e julho.
O governador Roberto Cidade (União Progressista), candidato à reeleição, atribuiu os resultados à integração das forças de segurança, ao trabalho de inteligência e ao reforço do policiamento.
“Estamos fortalecendo o trabalho de inteligência, ampliando a atuação do nosso efetivo e garantindo um policiamento cada vez mais presente. É dessa forma, com integração e presença nas ruas, que conseguimos combater o crime e recuperar veículos roubados e furtados”, declarou.
O Sistema Paredão integra a estrutura utilizada na localização de veículos. Segundo o Governo do Amazonas, a rede conta com mais de 650 câmeras instaladas em pontos estratégicos, 400 leitores de placas em viaturas e 254 pontos de reconhecimento facial distribuídos em 172 totens.
A enfermeira Suziane Rodrigues de Lima, de 40 anos, também recebeu uma motocicleta recuperada. O veículo, pertencente ao irmão já falecido, havia sido levado oito anos antes.
“É muito prazeroso saber que a polícia está nas ruas, está agindo, combatendo o crime, e as motos que foram furtadas estão sendo devolvidas aos donos”, disse.
As ações também fazem parte da Operação Segurança Presente, que reúne Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria de Segurança Pública e órgãos de inteligência.
Os números divulgados se referem a veículos em geral recuperados pelas forças de segurança e, portanto, não permitem afirmar que a média de dois por dia seja exclusivamente de motocicletas.
Fonte: Fatos Marcantes
Foto: Divulgação




Nenhum comentário