20/04/2025

Prefeitas cobram Governo por solução para lixões; Wilson Lima diz que cada caso é específico

         

A falta de aterros sanitários é um problema crônico na maioria dos municípios do Amazonas, onde lixões ainda predominam. Durante um encontro na sede do governo estadual, em Manaus, prefeitas aproveitaram a ocasião para cobrar do governador Wilson Lima mais apoio para resolver a questão.

Entre as gestoras presentes estavam Araci Cunha (Nova Olinda do Norte), Marcelly Veras (Maués) e Marina Pandolfo (Nhamundá), que destacaram os desafios enfrentados em suas cidades.

“Hoje, um dos maiores problemas é o lixão. Precisamos resolver essa questão para minimizar os impactos em Nova Olinda”, disse Araci Cunha.

Marcelly Veras reforçou que a situação em Maués exige planejamento e articulação. “Temos feito levantamentos e reunido órgãos para viabilizar soluções. Estive em Brasília para destravar esse processo, que já é uma determinação no município e uma prioridade do nosso governo para os próximos quatro anos.”

Em Nhamundá, segundo Marina Pandolfo, o problema está próximo de uma solução. “Uma emenda do senador Plínio garantiu recursos para a aquisição de uma máquina de carbonização, que ajudará no tratamento do lixo”, afirmou a prefeita.

Governo diz que solução depende de cada município

Wilson Lima afirmou que cada cidade tem particularidades e que o governo busca soluções individualizadas. Ele citou Parintins como exemplo de um impasse que atrasou a construção de um aterro sanitário.

“A verba estava disponível e o projeto fechado, mas a prefeitura não aceitou o local definido, próximo à UEA, onde funciona o lixão. Agora será necessário refazer o projeto do zero”, explicou o governador.

A prefeitura de Parintins justificou a recusa, afirmando que o estudo utilizado pelo Estado tem mais de 10 anos e que, na época, a área não era habitada. Hoje, vivem mais de 2.500 pessoas no local. A gestão municipal lamentou a retirada do projeto do Prosai e disse estar trabalhando em uma nova alternativa para resolver o problema.

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você não pode copiar conteúdo desta página

    Fatos Marcantes
    Visão Geral de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.