28/03/2024

Vacina disponibilizada em shoppings de Manaus

         
Imagens : Arthur Castro

Com ampliação da imunização por meio da oferta de doses contra a Covid-19 em shoppings centers, a população da capital aderiu à campanha Vacina Amazonas nos cinco centros de compras neste sábado (06/11). Em todos os lugares, filas se formaram para o atendimento pelas equipes de saúde do Governo do Estado. A mobilização continua neste domingo (07/11) e seguirá nas próximas semanas de novembro.

Postos de vacinação foram montados em cinco espaços: Amazonas Shopping, Manauara Shopping, Shopping Grande Circular, Sumaúma Park Shopping e Shopping Ponta Negra. Em alguns locais, devido à quantidade de pessoas, os atendimentos iniciaram minutos antes do previsto, marcado para 11h. A aplicação de doses ocorreu até às 21h nos estabelecimentos comerciais.

“É um ambiente de circulação de público e muitas pessoas vêm para se alimentar, comprar e passear, então mais um motivo para trazermos a vacina e deixar mais perto da população. Serão cinco shoppings e só hoje nós já conseguimos observar que em todos houve uma adesão significativa. Estamos esperançosos de que vamos conseguir uma cobertura significativa com relação a segunda dose e terceira dose”, afirmou a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Para este domingo (07/11), haverá uma troca em um dos postos anunciados: o atendimento do Amazonas Shopping passará a funcionar no 1º piso do Manaus Plaza Shopping, na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus.

Parceria – Em parceria com os estabelecimentos comerciais, os pontos de vacinação montados receberam o público para aplicação de primeira e segunda dose em pessoas acima de 12 anos, além de dose de reforço para quem tem a partir de 50 anos e trabalhadores de saúde. Para a ação, todos os tipos de imunizantes enviados ao Amazonas serão utilizados pelos profissionais de saúde.

“O shopping está de portas abertas para o governo a hora que ele quiser. Está sendo um sucesso. Ampliar o ponto de distribuição da vacina é fundamental para que várias pessoas tenham acesso. Quanto mais pontos de distribuição forem criados, mais possibilidade das pessoas se vacinarem, mais pessoas serão vacinadas e a gente vai estar terminando e combatendo essa pandemia mais rápido”, disse a superintendente do Manauara Shopping, Izabel Portela.

O coordenador de marketing do Sumaúma Park Shopping, localizado no bairro Cidade Nova, zona norte, reforçou a importância do envolvimento da iniciativa privada para alcançar o objetivo da campanha.

“Nós, que somos o centro de compras mais importante da zona norte, com o fluxo que nós temos, com a importância econômica que nós temos, sabemos que é um papel mais do que importante, mais do que nossa obrigação poder ceder um espaço como esse pra população poder vir, se humanizar, se vacinar e fazer sua parte nesse processo de acabar com a pandemia”.

Facilidade – O operador de máquina Sérgio Trindade aproveitou o passeio no centro de compras Sumaúma para tomar a segunda dose contra a Covid-19. Segundo ele, a iniciativa é uma nova opção para a população se imunizar e traz mais facilidade.

“Importante porque trouxe a facilidade para quem mora longe, chegar até o shopping para tentar a segunda dose e a primeira dose, pra quem ainda não se vacinou, terceira, o reforço mesmo. É importante para a saúde de todos. Sem a saúde a gente não é nada”.

Valéria Aucar, de 55 anos, tomou a dose de reforço no Manauara Shopping na tarde de sábado. Ela elogiou a praticidade de se imunizar antes mesmo das compras.

“Primeiro a obrigação, primeiro a vacina e agora vou começar às compras. Para mim foi muito importante ter essa vacinação aqui no shopping porque é mais próximo. Dia 11 seria seis meses da minha vacina e como pode a partir dos 5 meses eu aproveitei essa ação e vim logo fazer o reforço que é super importante estar com a vacina em dia”.

Dias e horários – A ação, que tem início neste final de semana, segue nos dias 11, 12, 13 e 14 e 18, 19, 20 e 21 de novembro. De quinta a sábado, o horário será das 11h às 21h e aos domingos das 14h às 21h. 

CONFIRA OS SHOPPINGS ONDE HAVERÁ VACINAÇÃO E QUEM DEVE SE VACINAR:

Horário: De quinta a sábado: das 11h às 21h. Aos domingos: das 14h às 21h.

1.   Shopping Ponta Negra: Avenida Coronel Teixeira, 5705, bairro Ponta Negra

Piso L2 (próximo à loja Vivara)

2. Manaus Plaza Shopping: Avenida Djalma Batista, 2.100, bairro Chapada

Piso 1 (Ao lado da Samel)

3.   Shopping Grande Circular: Avenida Autaz Mirim, 6100, bairro São José Operário

Piso L0

4.   Manauara Shopping: Avenida Mário Ypiranga, 1300, bairro Adrianópolis

Piso Castanheiras (G6) (Em frente à Riachuelo Casa/Carter’s)

5.   Sumaúma Park Shopping: Avenida Noel Nutels, 1762, bairro Cidade Nova

Piso Japiim (1º andar), próximo a Riachuelo

QUEM DEVE SE VACINAR

1ª DOSE

Quem tem mais de 12 anos e ainda não iniciou o esquema vacinal

É obrigatório que o menor de idade esteja acompanhado de um responsável maior de 18 anos

2ª DOSE

Quem tomou a primeira dose da vacina e já se encontra no prazo da segunda dose.

* Astrazeneca (56 dias) – Coronavac (28 dias) – Pfizer (21 dias)

DOSE DE REFORÇO

Pessoas a partir de 50 anos que tomaram a segunda dose ou dose única há 5 (cinco) meses ou mais.

Imunossuprimidos que tomaram a segunda dose ou dose única há 28 dias ou mais.

Trabalhadores da saúde que tomaram a segunda dose ou dose única há 5 (cinco) meses ou mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

1ª DOSE – 12 a 17 anos

1. Documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento.

2.  CPF ou Cartão Nacional do SUS

3.  Comprovante de residência – original e cópia

18 ANOS OU MAIS

1. Documento de identificação original com foto.

2. CPF.

3. Comprovante de residência – original e cópia

2ª DOSE – 18 ANOS OU MAIS

1. Documento de identificação original com foto

2. CPF

3. Carteira de vacinação

2ª DOSE 12 A 17 ANOS

1.  Documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento

2. CPF ou Cartão Nacional do SUS

3. Carteira de Vacinação

DOSE DE REFORÇO – IMUNOSSUPRIMIDOS

1. Documento de identificação original com foto

2. CPF

3. Carteira de Vacinação

4. Laudo médico ou outro documento que comprove a condição – original e cópia

DOSE DE REFORÇO – A PARTIR DE 50 ANOS E TRABALHADORES DA SAÚDE

1. 1. Documento de identificação original com foto

2. CPF3. Carteira de Vacinação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *