Deputados Aprovam Política de Manejo Sustentável do Babaçu no Amazonas

Na manhã desta quinta-feira (17), os deputados estaduais aprovaram por unanimidade o projeto de lei nº 359/24, que estabelece a Política Estadual para o Manejo Sustentável da Palmeira do Babaçu. A proposta, de autoria do deputado Sinésio Campos (PT), agora segue para sanção do poder executivo.
A nova legislação define diretrizes para que o poder público incentive a cadeia produtiva do babaçu, planta nativa com grande potencial econômico no interior do Amazonas. Da palmeira podem ser extraídos até 60 subprodutos, como óleo, farinha e biocombustíveis, todos de alto valor agregado.
“O babaçu é natural do bioma amazônico, e existem cerca de 10 milhões de palmeiras em nosso estado. O manejo sustentável dessa planta não requer a derrubada de árvores, tornando-se uma alternativa promissora de desenvolvimento”, explicou Sinésio Campos.
Um grupo de trabalho liderado pelo deputado foi instituído na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) para discutir o potencial econômico da palmeira. Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Canutama foram os municípios selecionados para receber projetos-piloto devido à sua vocação para o extrativismo. Cerca de 1.200 famílias já estão envolvidas na atividade nesses locais.
“Agora, nossa luta é garantir os investimentos necessários para que essa nova atividade se consolide como vetor de desenvolvimento para o interior. A estimativa é que as cooperativas possam lucrar até R$ 800 mil em cada um desses municípios, promovendo uma melhor distribuição de renda e o aumento da arrecadação local”, destacou o parlamentar.
Nenhum comentário