19/04/2024

Cirurgião explica detalhes do procedimento revolucionário que pode devolver a visão de David Assayag

         

O cantor e compositor David Assayag, um dos artistas locais mais conhecidos fora do Amazonas, está eufórico com a possibilidade de voltar a enxergar. O levantador de toadas oficial do boi bumbá Caprichoso, descobriu que um cirurgião oftalmologista de Portugal, está utilizando uma técnica inédita no mundo, capaz de devolver a visão de pacientes que tinham o quadro considerado irreversível, assim como o dele. David apresentou problemas na vista na adolescência e acabou perdendo totalmente a visão após um acidentes de carro em Belém do Pará.

“Surge uma nova esperança para eu voltar a ver. Nós queremos contar com a ajuda dos fãs e simpatizantes porque queremos ir lá e realizar esse sonho que continua vivo na minha vida”, destacou o artista.

O médico que devolveu a esperança a David Assayag é Antônio Travassos que tem uma clínica em Coimbra, Portugal. Em resumo, a cirurgia consiste em trocar entre si, partes dos olhos defeituosos. É como mudar as engrenagens entre peças semelhantes, só que nesse caso, de um olho para o outro. Ele curou em 2015, um paciente de 66 anos, de Bragança, Portugal, dessa forma.

A técnica nunca tinha sido aplicada em nenhuma parte do mundo, mas Antônio Travassos, famoso por resolver situações aparentemente sem solução, conseguiu o que muitos achavam impossível.

“Nunca pude dar esperanças ao doente. Mesmo antes de entrar em cirurgia tive de lhe dizer que havia a hipótese de perder o olho. Alguns dias depois, o paciente já estava contando os dedos da mão. Se a cegueira é curável, só há uma solução: é fazer tudo aquilo que podemos para curar o doente. Essa é a nossa missão”, disse Antônio Travassos.

Para bancar os custos com a viagem e o tratamento, David Assayag lançou uma vaquinha virtual na internet.

veja o vídeo:

Para ajudar, os interessados podem acessar a página do cantor na internet: www.davidassayag.com.br e clicar no ícone da vaquinha. Os amazonenses estão na torcida, para que David Assayag volte a enxergar.

Avanço da tecnologia

A tecnologia de ponta que usa bisturis de diamante, permite aperfeiçoar cada vez mais a técnica. A gravação em 3D das cirurgias é outro aspecto inédito do seu trabalho. “Em Dezembro de 2009 só se falava no filme 3D ‘Avatar’, e eu pensei: por que não aplicar isto na cirurgia?” Com a ajuda da empresa Sony, que cedeu o equipamento, começou a filmar todas as intervenções cirúrgicas, o que resulta hoje em mais de três milhões e meio de imagens. “Hoje temos memória futura. Não podemos chegar a conclusões científicas só com o que os outros escreveram. Temos de documentar, é assim que se faz ciência.

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *