29/03/2024

O lixo que você joga nos igarapés, uma hora volta pra você

         

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

conteúdo de responsabilidade do anunciante

 

Quando você joga um papel de bombom na rua, ele volta entupindo um bueiro.

 

Quando você joga um saco de lixo em uma lixeira viciada, o lixo volta causando alagações por toda a cidade.

 

Quando você descarta um móvel, eletrônico ou eletrodoméstico no rio, ele volta em toneladas de lixo retiradas em ações que custam milhões aos cofres públicos, dinheiro que poderia ser investido em outras áreas, como na Educação, Infraestrutura e Saúde, tão necessária de recursos neste momento de pandemia.

 

As constantes alagações e a poluição dos igarapés e rios são consequências do descarte errado do lixo. Para se ter uma ideia da proporção do problema, a modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retirou em 2021 o total de 12.610 toneladas de lixo das águas e entorno da cidade. O trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus envolve dezenas de servidores, máquinas e balsas, diariamente em ação.

 

Hoje, para estimular a população a dar o direcionamento correto para o lixo, Manaus conta com o serviço de Coleta Agendada, por meio do qual a população pode agendar a retirada de casa de itens de grande porte sem utilidade, como geladeira, sofás e fogão. É só mandar um Whatsapp para (92)98415-9563 ou (92)98459-5618, no horário de 8h às 16h, informando seus dados, quais objetos desejar descartar e aguardar o agendamento.

 

O serviço de coleta agendada, via celular, também recolhe eletrodomésticos sem utilidade, como aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão.

 

Estes materiais são levados para a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, que funciona em uma parceria da prefeitura com a Associação de Catadores de Recicláveis do Amazonas (Ascarman), no bairro Santa Etelvina, zona Norte. 

 

Além disso, a prefeitura conta com 23 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nos principais supermercados da cidade para o recolhimento do lixo reciclável. Ou seja, o lixo descartado é fonte de renda para quem precisa. Um motivo a mais para todo mundo colaborar.

 

Faça a sua parte, jogue o lixo no lugar certo.

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *