25/06/2026

Prefeito declara guerra contra a águas de Manaus, suspende obras e ameaça expulsar empresa por serviços mal executados

         

Renato Júnior afirmou que a concessionária desrespeita o cronograma da prefeitura, abre buracos em ruas recém-asfaltadas e já recebeu mais de R$ 9 milhões em multas; novas autuações podem passar de R$ 10 milhões

 

O prefeito de Manaus, Renato Júnior, elevou o tom contra a concessionária Águas de Manaus durante o anúncio de mais uma frente de recapeamento asfáltico em um bairro da Zona Norte da capital. Em uma declaração dura, o prefeito afirmou que embargou todas as obras da empresa na cidade e ameaçou expulsar a concessionária caso ela continue executando serviços considerados de má qualidade.

A declaração ocorreu no momento em que a prefeitura iniciou uma nova etapa de recapeamento e asfaltamento em ruas de Manaus. Segundo Renato Júnior, a gestão municipal se preparou com insumos e reservas de asfalto para intensificar as obras durante o verão amazônico, período em que as condições climáticas favorecem esse tipo de serviço.

Mesmo com a chuva interrompendo momentaneamente a coletiva, o prefeito disse que as equipes estão prontas para retomar os trabalhos assim que o tempo permitir.

“Estamos com as nossas reservas para atacar. A chuva vai embora e, na hora que ela for embora, a gente volta de novo pra luta. É assim que a gente tem que trabalhar. A gente não tem como mais esperar a chuva passar pra começar”, afirmou.

Renato Júnior informou que novas avenidas serão incluídas no cronograma de recapeamento e citou frentes de trabalho em andamento nas proximidades do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz/Osvaldo Frota, na Cidade Nova, e em outras áreas da capital.

Ao tratar das intervenções feitas pela Águas de Manaus, o prefeito acusou a concessionária de abrir ruas logo após o recapeamento realizado pela prefeitura. Segundo ele, o município encaminha previamente o planejamento das obras, mas a empresa não respeita o cronograma.

“A gente asfalta num dia, no outro dia de manhã a concessionária rasga tudo que a prefeitura fez. Lamentavelmente, muitas vezes as pessoas pensam que a Águas de Manaus rasgou e a culpa é da prefeitura”, disse.

O prefeito afirmou que, na semana passada, determinou o embargo de todas as obras da concessionária em Manaus.

“Semana passada, embarguei todas as obras da concessionária Águas de Manaus. Todas as obras estão embargadas. Eles agora vão ter que fechar todos os buracos que abriram na cidade de Manaus”, declarou.

Renato Júnior também afirmou que a prefeitura já aplicou mais de R$ 9 milhões em multas contra a empresa e que novas autuações devem ser feitas nas próximas semanas.

“Autuei em mais de R$ 9 milhões de multas. Estarei autuando em mais de R$ 10 milhões de multas nas próximas semanas. Ou eles respeitarão a cidade de Manaus ou serão expulsos da cidade de Manaus”, afirmou o prefeito.

Em tom de ultimato, Renato Júnior disse que a concessionária precisa respeitar as regras do município e a população da capital.

“A concessionária Águas de Manaus tem que respeitar Manaus e o povo de Manaus. Ou respeita ou vai embora. Estão embargadas todas as obras dessa concessionária”, disse.

O prefeito também afirmou que mobilizou órgãos da administração municipal, incluindo a Procuradoria Geral do Município, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e secretarias da prefeitura, para acompanhar as intervenções da concessionária.

“Juntei seis secretarias, PGM, Ageman, todas as secretarias, nem que eu tenha que levar isso às últimas consequências”, afirmou.

Durante a coletiva, o jornalista Juliano, do Portal Zukka  Brasil, questionou o prefeito sobre a qualidade dos reparos feitos pela concessionária, especialmente em pontos onde o fechamento dos buracos deixa desníveis na pista e compromete o tráfego de motociclistas, mototaxistas e motoristas.

Renato Júnior respondeu que determinou uma auditoria técnica nas intervenções já realizadas pela empresa, inclusive em obras executadas há um, dois ou três anos.

“Determinei que a Ageman entrasse, juntamente com os engenheiros da Seminf e de outros órgãos técnicos, em todas as intervenções já feitas pela concessionária. Se deu recalque, se está abrindo novamente, está sendo autuada a concessionária em todos os pontos”, disse.

Segundo o prefeito, a empresa será obrigada a refazer os serviços onde houver falhas no fechamento dos buracos ou afundamento do asfalto.

“Serão multadas pelo que estão fazendo agora e pelo que já fizeram nos últimos anos. Ou ela refaz, ou essa concessionária vai ter grandes problemas em Manaus”, afirmou.

Renato Júnior disse ainda que a concessão dos serviços de água e esgoto pertence à empresa, mas as ruas são de responsabilidade do município.

“A concessão de águas é deles, mas as ruas são da prefeitura, são da cidade de Manaus. Nós não aceitaremos mais. Iremos autuar todas as multas cabíveis”, declarou.

O prefeito também pediu que a população denuncie novas aberturas de buracos feitas pela concessionária enquanto as obras estiverem embargadas.

“Se vocês verem em qualquer lugar essa concessionária abrindo buraco, podem entrar no meu Instagram, no Instagram da prefeitura, no Facebook, em qualquer lugar, e denunciar. Eles estão desautorizados”, afirmou.

Renato Júnior criticou ainda a estratégia de comunicação da empresa e disse que a prefeitura vai rebater publicamente as ações da concessionária.

“Não adianta a concessionária pagar muitos veículos para fazer propaganda. Onde ela estiver fazendo propaganda, eu vou no outro dia mostrar o que ela está fazendo com Manaus. Nós não vamos aceitar mais isso. Chega. Tem que respeitar Manaus”, disse.

Até o momento, não há no material encaminhado à reportagem manifestação da Águas de Manaus sobre as declarações do prefeito. O espaço segue aberto para posicionamento da concessionária.

Fonte: Fatos Marcantes  

Foto: Divulgação

 

Nenhum comentário