Vacinação contra influenza para 18 grupos prioritário segue até 26/10
Com a meta de proteger 432.008 pessoas das formas graves da influenza, a Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira, 2/9, a vacinação contra a influenza nas salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A vacinação se estende até o dia 26/10 para 18 grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde.
Os endereços e horários de funcionamento dos pontos de vacinação podem ser conferidos no site da Semsa www.manaus.am.gov.br/semsa, clicando no item “Vacinação”, e diretamente no https://bit.ly/LocaisvacinacaoInfluenza.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou o primeiro dia de vacinação na Unidade de Saúde da Família (USF) de Petrópolis, na zona Sul de Manaus, e enfatizou que os grupos mais vulneráveis à influenza precisam se imunizar.
“A vacina é a estratégia mais eficaz para que as pessoas mais vulneráveis se protejam das formas graves da influenza. É muito importante lembrar que, além das salas de vacina que funcionam no horário regular, temos unidades que funcionam no horário ampliado. Temos também pontos de vacinação que atendem aos sábados, das 8h às 12h, e, ainda, a clínica da família Carmen Nicolau, que funciona inclusive nos feriados”, enfatizou a titular da Semsa.
A proteção contra a influenza segue a orientação do Ministério da Saúde, que desde o ano passado, estabelece que nos Estados da região Norte a vacina deve ser ofertada no segundo semestre do ano devido ao período chuvoso, que ocorre no período de novembro a abril, fase mais favorável para a ocorrência das síndromes respiratórias e gripais na região. Com o calendário diferenciado a proteção vacinal fica fortalecida, evitando os casos graves.
Público prioritário
As crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e idosos com 60 anos ou mais, fazem parte do grupo prioritário, segmento estimado em 480.009 pessoas, que representam 90% da população deste total.
As pessoas com deficiência permanente; população em situação de rua; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; professores do ensino básico ao superior; trabalhadores da saúde; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; caminhoneiros; funcionários do sistema penitenciário; adolescentes de até 18 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; pessoas privadas de liberdade; e pessoas com comorbidades também fazem parte do público mais vulnerável à influenza. No total, são 229.521 indivíduos que integram esse segmento em Manaus.
*Infecção *
A gerente de imunização da Semsa, Isabel Hernandes, reiterou que a influenza é uma infecção viral aguda de transmissibilidade elevada e que pode comprometer gravemente o sistema respiratório, podendo resultar em óbito.
“É muito importante que todos os grupos prioritários busquem as unidades da Semsa e se vacinem logo. É fundamental que essa proteção seja garantida antes do inverno amazônico, porque a influenza é uma infecção que não deve ser subestimada. Ao receber a vacina, as pessoas garantem uma defesa individual e também ajudam a reduzir a propagação do vírus”, alertou.
O imunizante será ofertado até o dia 26/10. Para receber a vacina é preciso apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e documento (contracheque, laudo médico, receitas de medicamentos, como crachá e outros), que demonstrem que o usuário faz parte dos grupos recomendados para vacinação.
Além da oferta da vacina nos estabelecimentos de saúde, equipes da Semsa realizarão ações de busca ativa para localizar pessoas que integram o público-alvo para esta vacinação em escolas infantis, instituições de longa permanência, dentre outros locais e instituições com grupos prioritários.
As pessoas acamadas também serão priorizadas com aplicação de doses em domicílio. O cadastro e o agendamento da vacinação desses usuários devem ser realizados por meio de contato telefônico de cada Distrito de Saúde (Disa) da Semsa, no período de 2 a 30/9, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para quem reside na zona Norte, o contato é o (92) 98842-6029; na zona Sul, o serviço pode ser acionado pelo número (92) 98842-8346; na zona Leste, o número é (92) 98842-8506; já na zona Oeste, (92) 98802-4713. O serviço pode ser agendado também pelo Disque-Saúde, (92) 98842-5959.
Nenhum comentário