17/07/2024

Vacinação antirrábica da Prefeitura chega a 23 bairros nesta semana, de 21 a 25/11

         

Equipes de vacinadores da Prefeitura de Manaus vão percorrer ruas de 23 bairros da capital de terça-feira a sábado, 21 a 25/11, dentro da programação da campanha municipal de imunização antirrábica animal deste ano. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand.

Não haverá visitações da campanha na segunda-feira, 20/11, em virtude do feriado municipal em comemoração pelo Dia da Consciência Negra.

Ao todo, 220 trabalhadores atuam nas visitações de casa em casa, na etapa urbana da intensificação da vacinação antirrábica. O gerente do CCZ Manaus, Rodrigo Araújo, enfatiza que as visitas ocorrem das 8h às 12h e são feitas por duplas, compostas de um vacinador e um registrador, devidamente identificados com o uniforme da campanha.

“Pedimos à população que observe os cronogramas semanais de visitas, divulgados nos canais da Semsa, e fique atenta à passagem das equipes. Os tutores devem ainda estar presentes e colaborar para conter os animais na hora da aplicação”, orienta.

O alvo da campanha anual de imunização, conforme Rodrigo Araújo, são cães e gatos com idade a partir de três meses. “Os animais devem estar em boas condições de saúde para receber a vacina. Por isso, os proprietários devem ficar atentos ao comportamento de seus pets e evitar a vacinação, se houver sinal de doença”, afirma.

Imunização

As atividades da campanha de imunização alcançam todas as zonas da capital nesta semana. Na zona Sul, as equipes chegarão a ruas de nove bairros: Aparecida, Adrianópolis, Aleixo, Chapada, N.S. das Graças (área geral do bairro e o conjunto Vieiralves), Parque 10, Presidente Vargas, São Francisco e São Geraldo.

A zona Norte terá visitações nos bairros Alfredo Nascimento; Cidade de Deus, incluindo ruas da área geral e das comunidades Aliança com Deus, Ben-Hur, Braga Mendes e Vila Nova; Monte das Oliveiras, dentre vias da área geral e dos conjuntos Carlos Braga e Monte Pascoal; e Santa Etelvina.

Os bairros Colônia Antônio Aleixo, Grande Vitória e Puraquequara, além das comunidades Nova Vitória, no Gilberto Mestrinho, e Novo Reino, no Tancredo Neves, estão na rota das equipes de vacinação da prefeitura na zona Leste.

Já na zona Oeste, o itinerário dos vacinadores inclui os bairros Ajuricaba, Alvorada, bairro da Paz e Redenção, além do conjunto residencial Jardim Versalles, no Planalto.

O serviço de imunização de cães e gatos contra a raiva humana ainda é ofertado em três pontos fixos no período da campanha municipal: o CCZ Manaus, situado na avenida Brasil, s/nº, no bairro Compensa; o Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na rua Tupinambá, 119, Cidade Nova; e o Centro de Convivência da Família e do Idoso, na rua Barreirinha, nº 14, quadra 45, São José. Nesses locais, o serviço é ofertado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Intensificação

Com a meta de imunizar 255 mil cães e gatos na capital contra a raiva humana, a etapa urbana da campanha de vacinação antirrábica da prefeitura iniciou no dia 20/9 e tem encerramento previsto no dia 6/12. A etapa rural da ação ocorreu de 12 de junho a 30 de agosto, em comunidades terrestres e fluviais da zona rural de Manaus.

A vacinação é obrigatória para todos os animais a partir de 3 meses, ocorrendo anualmente como parte das ações de saúde pública para controle e erradicação da doença.

Cronograma de 21 a 25/11

Zona Sul
21/11 – Aparecida e Presidente Vargas
22/11 – Aleixo e São Francisco
23/11 – Adrianópolis e N.S. das Graças (geral e conjunto Vieiralves)
24/11 – Chapada e São Geraldo
25/11 – Parque 10

Zona Norte
21/11 – Cidade de Deus (geral, Ben-Hur, Braga Mendes e Vila Nova)
22/11 – Alfredo Nascimento e Cidade de Deus
23/11 – Cidade de Deus (Aliança com Deus) e Santa Etelvina
24/11 – Monte das Oliveiras (geral e Carlos Braga)
25/11 – Monte das Oliveiras (Monte Pascoal)

Zona Leste
21/11 – Colônia Antônio Aleixo
22 e 23/11 – Puraquequara
24 e 25/11 – Gilberto Mestrinho (Nova Vitória), Grande Vitória e Tancredo Neves (Novo Reino)

Zona Oeste
21/11 – Redenção
22/11 – Ajuricaba e bairro da Paz
23 e 24/11 – Alvorada
25/11 – Planalto (Jardim Versalles)

 

 

Fonte: Semsa

Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *