28/11/2023

Unidade móvel do PAC inicia atendimento em Centro de Convivência no bairro Cidade Nova

         

Serviços de cidadania são oferecidos das 8h às 17h

A população da zona norte de Manaus terá serviços de cidadania mais próximo de casa a partir desta quarta-feira (25/10), com o início das atividades da unidade móvel do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Tucumã, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignolia, situado na rua Tupinambá, 119, bairro Cidade Nova. O atendimento da unidade que funcionava no Shopping Phelippe Daou foi encerrado na sexta-feira (20/10).

A estrutura da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) muda de local para aproximar os serviços de cidadania da população, conforme a demanda. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A unidade Tucumã oferece os mesmos serviços que um PAC fixo oferece, como a emissão das carteiras de identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD) e da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), além de projetos de fomento para empreendedorismo, como o Crédito + Inclusão e o Idoso Empreendedor.

Além disso, há o pré-cadastro e agendamento para junta militar; emissão de contracheque; cédula C; cadastro no portal do segurado; atualização de cadastro; consulta e andamento de processos; orientação de checklist de pensão por morte; e sobre o aplicativo “Meu RPPS” para os beneficiários do Amazonprev.

Após o agendamento, também é possível emitir a Carteira de Identificação Nacional (CIN), emitida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

Aqueles que estiverem em busca de emprego poderão ser auxiliados para o cadastro de currículo na Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), além de orientações sobre o seguro desemprego e a carteira de trabalho digital.

O PAC Cupuaçu, que estava há seis meses no Sesi Clube do Trabalhador, também encerrou os atendimentos. Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, diz que as mudanças são importantes para que os serviços de cidadania estejam perto de quem precisa.

“O PAC Móvel tem essa característica de ir onde há demandas. Verificamos que no Centro de Convivência há um grande fluxo de pessoas e que a unidade poderá facilitar a vida de quem está com algum serviço de cidadania pendente”, explica a secretária.

 

 

Fonte: Sejusc

Foto: Lincoln Ferreira

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *